VIII CONC&T

Confira a programação do VIII Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac

publicado: 13/11/2023 15h45, última modificação: 16/11/2023 11h24
Evento reunirá centenas de estudantes e pesquisadores em Rio Branco nos dias 21, 22 e 23 de novembro
noticia ifac novo.png

Vem aí o VIII Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac (VIII Conc&t) que será realizado em Rio Branco, nos dias 21, 22 e 23 de novembro. Após três edições on-line, este ano o evento retorna ao formato presencial com palestras, apresentação de trabalhos científicos, oficinas, lançamento de livros e apresentações culturais. As atividades serão realizadas pela manhã, na reitoria do Ifac (Via Chico Mendes), e de tarde no Campus Rio Branco (Xavier Maia). As palestras terão transmissão ao vivo pelo canal do Ifac no Youtube.

Nesta edição, o congresso tem como tema “Inteligência coletiva: desafios e perspectivas para formação humana integral na EPT”. O evento é realizado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac) com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Universidade Federal do Acre (Ufac) e do Sebrae/Acre.

Inscreva-se no Conc&t: https://eventos.ifac.edu.br/evento/viii-congresso-de-ciencia-e-tecnologia-do-instituto-federal-do-acre/

Palestras - A cerimônia de abertura será na terça-feira, 21 de novembro, a partir das 8h, no auditório da reitoria do Ifac, na Via Chico Mendes. Em seguida, será realizado o lançamento da Revista Caminhos do Ifac e, logo após, terá a palestra de abertura com o tema “Os desafios da Educação Profissional na era Digital” apresentado pelo professor Jefferson Azevedo, do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense).

Na quarta-feira, 22, a programação começa às 8h, com a palestra sobre “Extensão e Inteligência Coletiva na Formação Integral”, que será proferida pelo professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Enock Pessoa. Em seguida, a professora do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Micila Medeiros, vai falar sobre “Projetos de P&D na Amazônia Ocidental, experiências do Polo de Inovação Inova Ifam”. Ainda pela manhã, será apresentado o tema “A importância da educação empreendedora na curricularização da extensão” pela professora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Zâmora dos Santos.

No último dia do congresso, será discutido sobre a “Formação Integral: concepções, desafios e perspectivas no Currículo da EPCT” em palestra ministrada pela professora Alessandra Paulon, do Instituto Federal do Rio de Janeiro ([IFRJ), a partir das 8h. “A Educação a Distância no contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia” será o tema apresentado em seguida pela professora Monia Vignati, do Ifes, às 9h45. Finalizando as palestras do evento, o professor Sérgio Filho, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), vai abordar o tema “eSports - Joguinho ou Esporte?”.

Todas as palestras do congresso serão realizadas na reitoria, no período da manhã.

_Folder_Palestras_final.png

Programação - O Congresso terá, em sua programação, a exposição de trabalhos científicos, mostras e relatos de experiências de ações no ensino, pesquisa e extensão com os seminários de iniciação científica, de grupos de pesquisa do Ifac, projetos tecnológicos e produtos makers, projetos de extensão, relatos de monitoria, iniciação à docência, residência pedagógica, relatos de estágio, práticas inclusivas, práticas pedagógicas e estudos linguísticos e internacionalização. A programação ocorrerá de tarde, durante os três dias no Campus Rio Branco.

Confira data e horário dos trabalhos que serão apresentados: https://sei.ifac.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=879684&id_orgao_publicacao=0

Além da exposição de trabalhos, o VIII Conc&t do Ifac contará também com o Palco Cultural, montado na entrada do Campus Rio Branco. A programação do Palco Cultural contemplará mais de 20 atrações entre shows musicais, dança, poesia, vídeos, capoeira, batalha de slam, exposições de pinturas e de fotografias.

Outra parte importante do congresso são as oficinas que serão realizadas no período da tarde, nos dias 21, 22 e 23 de novembro, no Campus Rio Branco. Ainda dá tempo de garantir uma vaga em alguma das 15 oficinas do Conc&t. Para isso, é preciso realizar a inscrição pela página de eventos no link https://eventos.ifac.edu.br/evento/viii-congresso-de-ciencia-e-tecnologia-do-instituto-federal-do-acre/inscricao/ .

Confira as oficinas que fazem parte da programação do VIII Conc&t:

- O PAD (Processo Administrativo Disciplinar) e as possíveis implicações para os servidores

- Produção de sabão a partir do reaproveitamento de gorduras

- O Círculo de Construção de Paz como estratégia metodológica na resolução de conflitos no ambiente escolar

- Trilha de pesquisa e referenciação acadêmica com o Parsifal

- Como usar o Mendeley para gerenciar a pesquisa acadêmica

- Melhorando o ensino profissional e tecnológico com metodologias ativas

- Estudantes Indígenas no IFAC: Pensando caminhos acadêmicos, políticos e institucionais

- Gênero e Raça no Contexto Educacional: Reflexões sobre ciências, tecnologias e suas importâncias no combate as discriminações de gênero e Raça.

- Síntese de nanopartículas de prata para aplicações tecnológicas

- Introdução à análise exploratória de dados

- Educação contra as fake news: internet, riscos e modos de checagem;

- Modelagem e Impressão 3D

- Inteligência Artificial na Educação na prática

- Música Regional no Acre: Na perspectiva do ambiente escolar

- Estratégias atuais para a Aprendizagem Ativa

O encerramento do congresso terá entrega de prêmios para os trabalhos destaque do evento e será realizado no Campus Rio Branco, na quinta-feira 23, no período da tarde.

registrado em: