REITORIA

Ifac participa da 47ª Reunião de Gestores da Rede Federal

publicado: 07/11/2023 18h26, última modificação: 07/11/2023 19h00
Durante evento gestores do Instituto Federal do Acre terão participação da Mesa Redonda "A Internacionalização e a transversalidade da Rede Federal" e relatos de experiências exitosas na instituição
Abertura Reditec.jpg

- Foto: Moacir Evangelista

A Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) teve início nesta segunda-feira, 6 de novembro, em Natal (RN), com debates focados na promoção da educação e em melhorias na oferta do ensino técnico e tecnológico. O evento reúne gestores dos Institutos Federais, dos Centros Federais de Educação Tecnológica e do Colégio Pedro II, visando fomentar a discussão de políticas e diretrizes acerca desse tipo de ensino no País e sua inserção no mundo globalizado.

A Reditec é um evento promovido anualmente pela Setec/MEC e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o qual está sendo coordenado pelo IFRN nessa edição. A programação conta com mesas-redondas, fóruns, oficinas, apresentações culturais, relatos de experiências exitosas e palestras, que se encerrarão na próxima quinta-feira, dia 9 de novembro.

Participação do Ifac - Os gestores do Instituto Federal do Acre participarão de dois momentos na Reditec. O primeiro é a participação na Mesa Redonda com o tema "Internacionalização e a transversalidades na Rede Federal", que terá como debatedores a reitora do Ifac e coordenadora da Câmara de Relações Internacionais do Conif, Rosana Cavalcante dos Santos, o coordenador do projeto Caminhos do Algodão do Centro de Inovação do Algodão de Moçambique (CIAM) Francisco Sobral, e do assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFG, Luciano Perilo, tendo como mediador o assessor de Relações Internacionais do IFRN, Samuel de Carvalho Lima.

O segundo momento relatos de experiências exitosas com a participação da Pró-reitora de Ensino, Carmem Paola Alvarez e a coordenadora de Governança de Tecnologia da Informação, Keyla Oliveira da Silva, que apresentarão o Sistema de Regulamentação de Atividades Docentes (SISRAD), sistema, criado pela Diretoria Sistêmica de Gestão da Tecnologia da Informação (DSGTI) automatiza o processo de entrega do PIT e RIT.

O desenvolvimento do SISRAD surgiu da necessidade de haver uma maior publicidade dos documentos, tornando o Ifac mais transparente ao público externo. O sistema facilita o preenchimento do PIT e do RIT por parte dos docentes, além de ajudar no gerenciamento para tomada de decisões, maior transparência do processo e controle, bem como torná-lo auditável, garantindo maior confiabilidade e com segurança.

(Com informações da Setec/MEC e foto de Moacir Evangelista/Conif)