Campus Baixada do Sol

Ifac realiza evento em celebração ao Dia da Consciência Negra

publicado: 20/11/2023 12h59, última modificação: 20/11/2023 12h59
Atividades serão realizadas nesta segunda-feira (20.11), no campus Baixada do Sol
imagens_materias_capa - 2023-10-29T164930.620.png

O campus Baixada do Sol, do Instituto Federal do Acre (Ifac), preparou uma programação especial em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado nesta segunda-feira (20.11). As atividades são coordenadas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi).

O evento é gratuito e aberto a toda comunidade. Os participantes receberão certificado. Para se inscrever nas atividades, basta clicar no link: https://eventos.ifac.edu.br/evento/relacoes-etnicos-raciais-respeito-e-diversidade/.

Conforme explica o coordenador do Neabi/Baixada do Sol, Bartolomeu Lima da Costa, o Dia da Consciência Negra marca a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país. “É um momento de também falar sobre avanços na luta do povo negro e sobre a celebração da cultura afro-brasileira. A memória em relação à Consciência Negra mostra sua relevância quando vemos os dados da desigualdade racial que ainda existe no Brasil”.

Com o tema “Relações étnico-raciais: respeito e diversidade”, o evento contará com palestras, apresentações culturais com a presença de estudantes e servidores, além de um momento de vivência sobre a capoeira recreativa.

Confira abaixo a programação ou clique aqui:

13h - Abertura do evento
13h20 - Apresentação musical, com Jânio Carlos Ramos Teixeira (Ifac)
13h30 - Palestra: “Racismo: invisibilidade, silenciamento e pertencimento”, com Cláudia Macedo (Ifac)
14h30 - Intervalo
14h50 - Apresentação musical, com Jânio Carlos Ramos Teixeira (Ifac)
15h - Palestra: “Os impactos do racismo no ambiente escolar: causas, consequências e possibilidades”, com Mary Barbosa (OAB/AC)
16h - Momento Cultural com os estudantes do campus Baixada do Sol
16h40 - Vivência de capoeira recreativa, com Mestre Moreno, do Grupo Mameluco Capoeira
17h20 - Premiações

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents