REITORIA

Ifac tem nota 5 de qualidade homologada em portaria do MEC

publicado: 14/11/2023 20h36, última modificação: 14/11/2023 21h55
Avaliação foi feita por instituto do Ministério da Educação em dezembro de 2021, durante visita ao Campus Rio Branco
Matéria_recredenciamento.jpg

Agora é oficial! O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União a portaria que homologa o resultado do recredenciamento do Instituto Federal do Acre, onde a instituição acreana recebe a nota máxima de qualidade. A portaria nº 1.991 foi publicada na edição desta terça-feira, 14, com a data do dia 10 de novembro de 2023 e é assinada pela ministra substituta, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho.

O Ifac recebeu nota 5 na avaliação institucional realizada em dezembro de 2021, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), ligado ao MEC. O conceito, válido pelo prazo de 10 anos, integra o processo de recredenciamento institucional, previsto no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Periodicamente, as instituições do país que ofertam cursos superiores, são avaliadas pelo MEC, como forma de garantir a continuação de seu funcionamento e oferta de cursos superiores para a comunidade.

Acesse a portaria nº 1.991, de 10 de novembro de 2023

No processo de recredenciamento, a instituição é avaliada a partir de cinco eixos (planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; política de gestão e infraestrutura física), em que são analisadas: políticas de ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, comunicação, atendimento ao estudante, divulgação científica, existência e funcionamento de órgãos colegiados, comissões e planejamentos, políticas de capacitação, sustentabilidade financeira, instalações administrativas, salas de aula, laboratórios, bibliotecas, espaços de atendimento e convivência para estudantes, recursos de tecnologia da informação, instalações sanitárias, dentre outros itens.

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, destacou em vídeo institucional, a importância do trabalho coletivo realizado por toda a comunidade acadêmica para que a nota máxima fosse obtida.

Assista aqui ao vídeo da reitora Rosana Cavalcante

“Durante dois anos, aguardamos ansiosos por esta publicação. Trata-se de uma conquista que é fruto de anos de trabalho árduo, esforço coletivo e um legado que todos nós construímos. Esta conquista é coletiva e deve ser celebrada com todos: gestores, docentes, servidores e, é claro, nossos estudantes, que são a razão de todo o nosso esforço. Que este momento nos inspire a continuar trabalhando unidos para alcançar novos patamares de excelência. Vamos seguir empenhados em proporcionar infraestrutura de qualidade, um ensino exemplar, contando com professores altamente qualificados e servidores comprometidos com nossa missão institucional.”

Finalmente, a reitora também destacou a importância dos investimentos realizados em infraestrutura, regulamentação e, sobretudo, na capacitação e qualificação dos docentes, técnicos e gestores. Segundo a gestora, “Este sucesso não é apenas um número, mas a validação de nossa dedicação em fazer do Ifac uma instituição de referência em nosso estado.”

Matéria relacionada:

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents