VIII CON&T

VIII Conc&T terá lançamentos da Revista Caminhos do Ifac e livros

publicado: 19/11/2023 13h30, última modificação: 19/11/2023 13h30
Em sua 3ª edição, a Revista Caminhos do Ifac aborda Ações Sistêmicas; livros “Percorra-me in prosas e versos” e “A ginga na terra do Aquiry” também serão lançados durante o evento
CONC&T_2023_logo1_matéria.png

Durante a programação do VIII Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac (VIII Conc&T), serão realizados os lançamentos da 3ª edição da Revista Caminhos do Ifac, além dos livros “Percorra-me in prosas e versos” e “A ginga na terra do Aquiry”. O lançamento da revista e dos livros no evento, é organizado anualmente pela Editora Ifac, e tem como objetivo abrir espaço de divulgação de obras, publicadas ou não pela Edifac.

Em sua terceira edição, organizada pela reitora Rosana Cavalcante dos Santos, a Revista Caminhos do Ifac apresenta as ações sistêmicas coordenadas pelas diretorias, que operam de forma integrada para alcançar os objetivos do Instituto Federal do Acre. Em 2021, a primeira edição da revista ressaltou as atividades ligadas ao ensino, pesquisa e extensão. A segunda edição, lançada em 2022, continuou a divulgação, destacando o processo organizacional e a execução de projetos e obras.

Lançamento Caminhos do Ifac.jpeg

Na obra “Percorra-me in prosas e versos”, Cecília Ugalde intercala versos e contos que o leitor precisará percorrer linha por linha, verso por verso e página por página para se maravilhar com seus mistérios e decifrar o dito e o não dito. É assim que, pouco a pouco, o livro leva o leitor a espaços e tempos distintos e se aproxima dos próprios sentimentos e desejos, nos convida à empatia e à compaixão, relembra histórias, tinge de cor nossas memórias, expõe um retrato vivo de uma identidade cultural e também destranca a porta daquele nosso lugar de pertencimento.

Lançamento livro Percorra-me em versos e prosas.jpg

O livro “A ginga na terra do Aquiry”, foi elaborado a partir dos dados da “Pesquisa Histórica e Etnográfica sobre a Capoeira no Acre e Mapeamento dos Mestres, Grupos e Praticantes da Capoeira no Estado do Acre”, uma ação do Plano de Salvaguarda da Capoeira no Acre e financiada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/AC), que cedeu o direito de uso dos dados para publicação.

O e-book foi organizado pelos pesquisadores do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/campus Rio Branco) Cledir de Araújo Amaral, Ádamo Gabriel da Silva Lopes, Alcilene Alves e Maria Cristina Lobregat, e é resultado do Plano de Salvaguarda da Capoeira no Acre, construído em 2019 pela comunidade capoeirista acreana.

Lançamento livro capoeira.jpg

Veja os dias, horários e espaços dos lançamentos:

Revista: Caminhos do Ifac

Organizadora: Rosana Cavalcante dos Santos

Data: 21/11/2023

Local: Auditório da Reitoria (Via Chico Mendes, 3.084 – Areal)

Livro: Percorra-me em prosas e versos

Autora: Cecília Ugalde

Data: 21/11/2023

Local: Palco Cultural do VIII Conc&T (Campus Rio Branco – Xavier Maia)

Livro: A ginga na terra do Aquiry

Organizadores: Cledir Amaral, Ádamo Gabriel, Alcilene Alves e Cristina Lobregat