VIII Conc&t

Palestras do VIII Conc&t destacam temas nas áreas de educação, empreendedorismo e tecnologia

publicado: 23/11/2023 14h58, última modificação: 23/11/2023 15h11
As atividades aconteceram entre os dias 21 e 23 de novembro, na nova sede da Reitoria, e foram transmitidas no YouTube
imagens_materias_capa - 2023-11-23T125016.966.png

Educação, tecnologia, empreendedorismo, extensão, inteligência coletiva foram alguns dos temas apresentados nas palestras do VIII Congresso de Ciência e Tecnologia (VIII Conc&t), do Instituto Federal do Acre (Ifac). As atividades, que aconteceram nas manhãs dos dias 21, 22 e 23 de novembro, foram realizadas na nova sede da Reitoria e também contaram com transmissão ao vivo, pelo canal do Ifac no YouTube.

Confira aqui as palestras do VIII Conc&t

Com o propósito de apresentar os desafios, avanços e perspectivas futuras em cada área, as palestras contemplaram os estudantes, professores, técnicos administrativos e pesquisadores que participaram das manhãs do VIII Conc&t.

WhatsApp Image 2023-11-22 at 09.04.43 (2).jpeg

Gabriel Correia de Souza, que é estudante do curso técnico integrado em Agropecuária, no campus Cruzeiro do Sul, participou pela primeira vez do Conc&t. Para ele, as temáticas abordadas nas palestras reforçam o ensino que vem sendo aplicado em sala de aula. “São temas que vão contribuir para a nossa formação. Uma das palestras que assisti abordou a área da tecnologia, os avanços na sociedade e no meio acadêmico também”.

O jovem, que também participou do VIII Conc&t com a exposição de um trabalho científico, contou um pouco sobre sua trajetória na instituição e as atividades que têm feito diferença em sua formação.

WhatsApp Image 2023-11-22 at 11.09.50 (1).jpeg

“No Ifac, já fui atuei como bolsista Pibic e também participei, em Brasília, da Olimpíada Brasileira de Agropecuária. Foram experiências únicas. Essa é a primeira vez que participo do Conc&t e vamos apresentar os resultados de um projeto de extensão desenvolvido na área de Biologia. Realizamos o diagnóstico ambiental de um dos igarapés que integram o sistema de abastecimento de Cruzeiro do Sul. Também estudamos os impactos ambientais que esse local já sofreu nos últimos anos”, contou Gabriel Souza.

Além da palestra de abertura, ministrada pelo professor Jefferson Azevedo, do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), os participantes também puderam ouvir um pouco mais sobre “Extensão e Inteligência Coletiva na Formação Integral”, com o docente Enock Pessoa, da Universidade Federal do Acre (Ufac), realizada no dia 22 de novembro.

WhatsApp Image 2023-11-21 at 10.28.57 (1).jpeg    WhatsApp Image 2023-11-22 at 09.04.43.jpeg

O VIII Conc&t também recebeu as docentes Micila Medeiros, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), e Zâmora dos Santos, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Na oportunidade, as professoras abordaram os temas “Projetos de P&D na Amazônia Ocidental, experiências do Polo de Inovação Inova Ifam” e “A importância da educação empreendedora na curricularização da extensão”, respectivamente.

WhatsApp Image 2023-11-22 at 09.53.01 (1).jpeg    WhatsApp Image 2023-11-22 at 11.09.48.jpeg

“É muito importante trazer essa temática sobre o desenvolvimento de pesquisas e os diversos tipos de investimento, para que seja possível alavancar a instituição em termos de infraestrutura, em pesquisas mais qualificadas. As novas tecnologias nascem a partir de disrrupturas tecnológicas. Então, esses investimentos são para que essas mudanças aconteçam. São para dar uma força maior no processo de desenvolvimento das pesquisas, para que seus autores consigam ter mitigações, equipamentos e materiais para conclusão dos estudos e, assim, trazer a mudança tecnologia que a nossa região precisa”, explicou Micila Medeiros.

Para abordar a temática de educação, o VIII Conc&t recebeu as docentes Alessandra Paulon, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), e Monia Vignati, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As professora destacaram em suas palestras, os temas: o tema será a “Formação Integral: concepções, desafios e perspectivas no Currículo da EPCT”, e “A Educação a Distância no contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia”.

WhatsApp Image 2023-11-23 at 10.09.42.jpeg    WhatsApp Image 2023-11-23 at 12.16.43 (1).jpeg

Para os servidores do Ifac, que também marcaram presença durante as palestras do Conc&t, a troca de conhecimentos foi um destaque durante as atividades. “O Congresso de Ciência e Tecnologia é um evento de grande importância, pois é possível promover a socialização de conhecimento e troca de experiência entre todos os participantes”, ressaltou a técnica administrativa do campus Sena Madureira, Irlandia Costa.

WhatsApp Image 2023-11-23 at 10.21.27 (1).jpeg

As atividades do VIII Conc&t seguem na tarde desta quinta-feira (23.11), no campus Rio Branco. O local contará com a realização de oficinas, mostra cultural, além de apresentações musicais, de capoeira, vídeos e performances. Já a partir das 17h30, acontece a cerimônia de encerramento, quando serão entregues os prêmios aos melhores trabalhos científicos apresentados no Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac.

Fotos: Manassés Carvalho/Ifac