Campus Baixada do Sol

Estudantes do Ifac visitam fazenda leiteira que promove bem-estar animal

publicado: 05/10/2023 17h19, última modificação: 05/10/2023 17h21
Turmas de Agropecuária e Zootecnia do Campus Baixada do Sol conheceram de perto o sistema Compost Barn, que tem ganhado destaque na agricultura moderna
visita fazenda leiteira cbs (4).png

Estudantes do Ifac Campus Baixada do Sol nos cursos técnicos subsequentes em Agropecuária e Zootecnia realizaram uma visita técnica a uma fazenda leiteira que utiliza o sistema Compost Barn. A experiência foi organizada pelas professoras Maralina Torres, da disciplina de Bioclimatologia e Bem-estar Animal, e Jardely de Oliveira, da disciplina de Manejo de Recursos Naturais. Os alunos foram recebidos pelo proprietário da fazenda JPB Farms, João Bessa, que compartilhou todos os detalhes sobre o funcionamento desse sistema. A visita ocorreu no sábado letivo do dia 23 de setembro.

O Compost Barn, em português, celeiro de compostagem, é um sistema de manejo de resíduos e bem-estar animal que tem ganhado destaque na agricultura moderna. Ele se destaca por proporcionar condições ideais para o conforto e a saúde das vacas leiteiras, ao mesmo tempo em que promove práticas sustentáveis de gestão de resíduos. De acordo com a professora Maralina Torres, “O Compost Barn é um sistema que vai muito além de simplesmente cuidar das vacas leiteiras. Ele representa uma abordagem holística para a produção de leite, considerando não apenas o aspecto econômico, mas também o bem-estar das vacas e a responsabilidade ambiental.”

visita fazenda leiteira cbs (6).png

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de observar como esse sistema funciona na prática, além de fazer perguntas ao proprietário da fazenda e discutir as implicações práticas do Compost Barn na produção de leite. Eles aprenderam sobre os benefícios do sistema, como a redução do estresse das vacas, a melhoria da saúde do rebanho e a produção de um fertilizante orgânico valioso para a fazenda.

O proprietário, João Bessa, explicou como foi planejada a construção do galpão onde ficam as vacas, que conta com áreas para descanso, alimentação e uma área de compostagem, onde os resíduos são transformados em fertilizante orgânico de alta qualidade.

A discente do curso técnico em Agropecuária, Ana Isadora comentou que a visita foi muito proveitosa e relatou que, no galpão, “tem um espaço para 10 vacas, mas por enquanto só tem três vacas leiteiras. O espaço do Senhor João conta com um sistema de ventilação e banho para as vacas. A cama  é revolvida duas vezes ao dia, ele tira leite duas vezes ao dia e o alimento para as vacas fica disponível o dia inteiro.”

visita fazenda leiteira cbs (1).png visita fazenda leiteira cbs (3).png

De acordo com a professora Maralina Torres, “A visita à fazenda proporcionou aos alunos uma compreensão prática desses conceitos, mostrando como as práticas adequadas de manejo podem melhorar significativamente a qualidade de vida dos animais e reduzir o impacto ambiental. No final da visita, ficou claro que os alunos estavam entusiasmados com as perspectivas de aplicar esses conhecimentos em suas futuras carreiras. A experiência mostrou que a inovação e a sustentabilidade são fundamentais para o sucesso no setor agropecuário”, afirmou.

A docente também disse que, durante a visita, pôde ver os olhares de curiosidade e admiração dos alunos enquanto eles interagiam com o sistema e aprendiam sobre seus benefícios. “Como educadora, meu objetivo é inspirar e capacitar nossos alunos a se tornarem agentes de mudança em suas futuras carreiras. Por isso, esta visita foi um passo importante nessa jornada e estou ansiosa para ver como nossos alunos aplicarão esses aprendizados em suas futuras atividades no campo da agricultura e pecuária no estado do Acre.”

visita fazenda leiteira cbs (5).pngTambém acompanhando os estudantes, a docente de Manejo e Conservação dos Recursos Naturais, Jardely de Oliveira avaliou que “a visita foi uma experiência enriquecedora para aprofundar o conhecimento sobre práticas sustentáveis na agricultura e como essas práticas podem contribuir para a conservação dos recursos naturais.”

Aprendizado - Para Thiago Silva, aluno do curso técnico em Agropecuária, “Essas visitas são de extrema importância para sair dos slides, vermos com nossos próprios olhos como essas técnicas funcionam e pôr a mão na massa.”

Já Diego da Silva, discente do curso técnico em Zootecnia, afirmou que “Com a visita, pude perceber que o Compost Barn é um sistema totalmente rentável e eficiente, porém desafiador, pois o produtor enfrenta vários problemas tanto técnicos e climáticos, como logísticos. Mas é admirável o carinho que tem pela sua propriedade e pelos seus animais e creio que esse é o diferencial da sua produção, pois ele produz um leite de altíssima qualidade.”

Com fotos e informações do Campus Baixada do Sol