Pesquisa

Ifac apresenta projetos na 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica

publicado: 19/10/2023 11h20, última modificação: 19/10/2023 11h22
O evento acontece em Brasília e segue até o dia 22 de outubro; servidores e estudantes de todas as instituições federais do país participam das atividades
imagens_materias_capa - 2023-10-19T091559.384.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) também está presente na 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT). Com a apresentação de três projetos científicos, a instituição está sendo representada pelos docentes Cristiano Ferreira, do campus Cruzeiro do Sul, e Cleilton Sampaio, do campus Rio Branco, como também pela técnica em Assuntos Educacionais Weysla Paula Dutra, do campus Rio Branco.

A 3ª SNEPT, que segue até o dia 22 de outubro, é realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), e tem como proposta a apresentação de novas perspectivas para a educação, a partir do intercâmbio de informações e ideias e da partilha de conhecimento.

WhatsApp Image 2023-10-17 at 12.13.23.jpeg

No stand do Ifac estão sendo expostos três projetos que foram desenvolvidos na instituição e obtiveram resultados exitosos. São eles: IF Maker Juruá, II SinmaEPT e Jovem Ansiedade. A seleção das ações foi realizada pela Pró-Reitorias de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proinp) e Extensão (Proex).

Com foco em estimular a socialização do conhecimento científico atrelado ao futuro e à conexão com a educação profissional e tecnológica, a Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica conta com a participação de estudantes, servidores, pesquisadores e profissionais da educação. A diversidade de público tem contribuído para um melhor compartilhamento de informações e apresentações dos projetos expostos.

WhatsApp Image 2023-10-16 at 13.25.03.jpeg   WhatsApp Image 2023-10-17 at 12.13.23 (1).jpeg   IMG-20231017-WA0056.jpg

Conheça abaixo um pouco sobre os projetos que estão sendo apresentados pelo Ifac na 3ª SNEPT:

IF Maker Juruá: coordenado pelo professor Cristiano Ferreira, do campus Cruzeiro do Sul, o projeto promove a inserção da comunidade interna e externa à cultura maker, robótica e programação. Tendo como aporte metodologias ativas, como do it yourself (faça você mesmo) e a aprendizagem baseada em desafios, o projeto já atendeu cerca de 2 mil alunos da rede municipal e estadual de educação.

II SinmaEPT: coordenado pelo professor Cleilton Sampaio, do campus Rio Branco, o II Simpósio Nacional de Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica (II SinmaEPT) foi um evento científico realizado em março de 2023 e contou com a participação de mais de 10 mil pessoas. Além disso, a ação contabilizou 120 submissões com a participação de 227 autores, 61 convidados para atividades e 19 organizadores. A atividade ainda contou com a realização de seis oficinas, duas mesas redondas, duas palestras e oito salas de apresentação de trabalhos, que geraram mais de 32 mil visualizações nos quatro canais online em que foram utilizados para as transmissões.

Jovem Ansiedade: o projeto “Jovem Ansiedade – Joan” é resultado do produto educacional elaborado pela técnica em Assuntos Educacionais Weysla Paula Dutra, durante o curso de mestrado profissional (ProfEPT), sob orientação do professor Cledir Amaral. A proposta foi desenvolvida junto com os estudantes do ensino médio integrado e buscou difundir conhecimentos a respeito da ansiedade por intermédio de um site e aplicativos (Android e iOS) com conteúdo, layout e linguagem voltada para o público jovem. Além disso, o site contou com recursos de acessibilidade para permitir o acesso de pessoas com deficiência visual e auditiva. Clique e conheça o site: https://jovemansiedade.com.br/.