Ifac convida para seminário sobre ética em pesquisa com seres humanos

publicado: 31/10/2023 15h49, última modificação: 31/10/2023 15h49
Evento é organizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Ifac e será realizado no formato on-line com transmissão pelo Youtube, dos dias 8 a 10 de novembro
seminario_cep.jpg

O Instituto Federal do Acre convida toda a comunidade entre estudantes, professores e pesquisadores a se inscreverem e participarem do I Seminário sobre Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Ifac. O evento é organizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Ifac (CEP/Ifac) e será realizado no formato on-line com transmissão pelo Youtube, dos dias 8 a 10 de novembro.

A programação do seminário contará com palestra sobre ética na pesquisa com seres humanos, mesa redonda sobre os desafios enfrentados na pesquisa com seres humanos e uma oficina sobre riscos e benefícios na pesquisa com seres humanos.

A inscrição pode ser feita até o dia 8 de novembro pelo endereço eletrônico: https://eventos.ifac.edu.br/evento/i-seminario-sobre-etica-em-pesquisa-com-seres-humanos-no-ifac/

O evento é organizado pelo Ifac em parceria com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e os comitês de ética em pesquisa da Universidade Federal do Acre (CEP/Ufac), da União Educacional do Norte (CEP/Uninorte), da Fundação Hospital Estadual do Acre (CEP/Fundhacre) e do Instituto Federal do Amazonas (CEP/Ifam).

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Ifac tem como atribuição promover espaços de discussão, estudo e reflexões sobre a ética em pesquisa junto à comunidade acadêmica e comunidade externa.

Confira a programação completa do seminário:

08/11/2023 - 15h às 17h

Palestra de abertura com a Dra. Márcia Teixeira Falcão, relatora do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Roraima (CEP - UERR) e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) sobre “Conceitos fundamentais sobre ética em Pesquisa com Seres Humanos - Sistema CEP/CONEP”

09/11/2023 - 15h às 17h

Mesa redonda com representantes dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) do Norte: Instituto Federal do Acre (IFAC), Universidade Federal do Acre (UFAC), União Educacional do Norte (UNINORTE), Hospital das Clínicas do Acre (HCA/FUNDHACRE) e Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

10/11/2023 - 15h às 17h

Ministrante: Profa. Dra. Luciete Basto de Andrade Albuquerque (CEP/UFAC).

Descrição de RISCOS e BENEFÍCIOS a serem descritos nos Projetos de Pesquisa com Seres Humanos - O que apontam as resoluções da CONEP.