Reitoria

Ifac inaugura nova sede da Reitoria com presença do MEC

publicado: 26/10/2023 16h37, última modificação: 26/10/2023 21h57
A nova obra recebeu investimento de R$ 14,7 milhões; com a inauguração o Ifac passa a funcionar inteiramente em sedes próprias
imagens_materias_capa (38).png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (26.10), a nova sede da Reitoria. O evento contou com a presença do ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Getúlio Marques Ferreira, além de estudantes e servidores da instituição.

A nova estrutura do Ifac, que fica localizada na principal via de acesso à capital acreana, soma mais de 4,4 mil metros quadrados de área construída e recebeu cerca de R$ 14,7 milhões em investimentos.

DSC_6197.jpg

Com 13 anos funcionando outros prédios, a Reitoria do Ifac tinha custo anual de, aproximadamente, R$ 1 milhão em aluguel. Com a nova sede em funcionamento, o valor já começou a ser destinado para ações e projetos voltados para as áreas de ensino, pesquisa e extensão.

O novo prédio conta com salas individuais e coletivas, estúdio audiovisual, banheiros, copa, almoxarifado, sala de treinamento, auditório, refeitório, subestação elétrica, além de estacionamento e demais espaços administrativos.

A obra da nova Reitoria do Ifac, que foi executada durante o período de 2020 a 2023, representa um marco para a instituição, sendo a mais recente estrutura a ser entregue para a comunidade acreana. Com a inauguração do novo prédio, o Ifac passa a funcionar inteiramente em sedes próprias.

DSC_6233.jpg   imagens_materias_capa (37).png

“Esse é um momento muito feliz para todos do Ifac. Estamos fechando um ciclo, pois o Instituto agora conta com todas as suas sedes próprias. E para estes 13 anos de atuação concluímos nossas inaugurações com a entrega da Reitoria. É um marco para a nossa história e para a comunidade acreana”, afirmou a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos.

Acesse aqui o discurso na íntegra da reitora Rosana Cavalcante dos Santos

Durante seu discurso, o ministro da Educação ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Ifac em prol da educação técnica e anunciou a instalação de novas unidades da Rede Federal.

LFA_0644.jpg

“Parabenizando o Ifac pelo que foi construído ao longo desses anos. Em breve devemos anunciar a consolidação e ampliação dos Institutos Federais com a implementação de novos campi, com foco em garantir o acesso dos nossos jovens à educação técnica e superior”, destacou o ministro Camilo Santana.

Além da Reitoria, o Acre conta hoje com seis outras unidades do Instituto Federal, que estão localizadas em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri. Juntas, as sedes ofertam 34 cursos técnicos (integrados e subsequentes), 17 cursos superiores, além de especializações e mestrados. São mais de sete mil alunos e 800 servidores, entre docentes e técnicos administrativos.

DSC_6253.jpg

Representando todos os discentes do Ifac, a estudante Xiu Shanenawa também participou da cerimônia de inauguração da nova Reitoria. A jovem, que é estudante do curso de Bacharelado em Administração, do campus Rio Branco, ressaltou o quanto a educação tem auxiliado em sua vida.

“O Ifac tem nos proporcionado transcender conhecimentos acadêmicos que servirão no futuro, seja para a sociedade que vivemos, ou para levar meus conhecimentos para dentro do meu território, seja através do etnoturismo ou qual área for. Afirmo que a educação é importante, assim como suas políticas afirmativas, pois elas têm contribuído com a permanência de estudantes indígenas nos Institutos e Universidades Federais”, destacou Xiu Shanenawa.

LFA_0108.jpg   LFA_0250.jpg

Ainda durante a cerimônia de inauguração, a reitora do Ifac e o secretário estadual Educação, Cultura e Esportes, Aberson Carvalho, assinaram o termo de compromisso para acesso de estudantes do Ensino Médio, das escolas localizadas na região da Transacreana, à Rede Federal.

A inauguração da nova Reitoria do Ifac ainda contou com a presença do governador do Acre, Gladson Cameli, e da vice-governadora, Mailza Assis, do senador Sérgio Petecão, do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, assim como também de demais autoridades estaduais e municipais.

LFA_0133.jpg   LFA_0069.jpg

O secretário de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Setec), Getúlio Marques Ferreira, fez seu discurso em forma de poesia, feita especialmente para a inauguração da Reitoria, quando destacou a participação na solenidade, fez um resumo da história do Acre.

"Hoje a nova Reitoria

Está sendo inaugurada,

A juventude atendida,

Transacreana integrada;