Ifac realiza capacitação para tradutores e intérpretes de Libras

publicado: 06/10/2023 13h12, última modificação: 06/10/2023 13h12
Evento contará com a participação de servidores da instituição, além de profissionais da Ufac e do Centro de Apoio ao Surdo de Rio Branco
Cap. Interpretes_MATÉRIA_.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), realiza a I Capacitação para Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais/Língua Portuguesa. O evento, que tem como temática “O tradutor e intérprete de Libras do Ifac: desafios e práticas”, acontecerá entre os dias 09 e 11 de outubro.

Além dos tradutores e intérpretes de Libras do Ifac, o evento contará com a participação de profissionais que atuam na Universidade Federal do Acre (Ufac) e no Centro de Apoio ao Surdo de Rio Branco (CAS).

De acordo com a coordenadora de Ações Inclusivas do Ifac, Maria Dione Oliveira, “esta é uma ação de grande importância para a instituição, considerando a Política de Acessibilidade e Inclusão, como também para ampliar os conhecimentos dos intérpretes atuantes no Ifac e demais instituições. A ideia é que estes profissionais estejam capacitados para o uso de estratégias e escolhas tradutórias apropriadas durante o processo de interpretação”.

Confira a programação da I Capacitação para TILSP do Ifac ou clique aqui para baixar:

09 de outubro
08h às 12h: Desafios da atuação do TILSP no Ifac e cuidados com a saúde (John Lima – Ifac)
14h às 17h: Práticas que favorecem uma atuação exitosa no contexto educacional (João Xavier e Gabrielly Moreira – Ufac)

10 de outubro
8h às 12h: Competências no processo de tradução/interpretação (Israel Queiroz – Ufac)
14h às 17h: Estratégias para interpretação de Libras/Português (Israel Queiroz – Ufac)

11 de outubro
08h às 12h: Aprimorando algumas práticas de interpretação (Danielli de Souza e Regiane Freire – CAS)
14h às 17h: Estratégias para tradução/interpretação de poemas e músicas (Elisângela Bonfim – CAS)

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents