Ifac sediará evento de educação em Ciências e Matemática

publicado: 31/10/2023 17h59, última modificação: 31/10/2023 17h59
II Jornada Formativa de Educação em Ciências e Matemática do Acre é voltada a professores, da educação básica ao ensino superior, bem como estudantes de licenciatura
jornada_forprocim.png

O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores que Ensinam Ciências e Matemática (Forprocim) do Instituto Federal do Acre vai realizar a II Jornada Formativa de Educação em Ciências e Matemática do Acre. O evento será realizado presencialmente, nos dias 08, 09 e 10 de novembro, no turno da manhã, no auditório do Campus Rio Branco. A jornada é voltada a professores, da educação básica ao ensino superior, bem como estudantes de licenciatura.

Inscreva-se pelo link: https://www.even3.com.br/ll-jornada-formativa-de-educacao-em-ciencias-e-matematica-do-acre-381308/

O evento visa promover a atualização e a formação inicial e continuada de professores da área de Ciências e Matemática, visando aprimorar suas práticas pedagógicas e promover o ensino de qualidade nessas disciplinas. A jornada formativa também proporcionará momentos de troca de experiências e socialização entre os participantes, além de um ambiente propício para a reflexão sobre o ensino de Ciências e Matemática.

O evento conta com apoio da Universidade Federal do Acre (Ufac), Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-Brasil) e regional Acre, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Na programação, haverá oito mesas com temáticas de suma importância para a formação de professores e dos estudantes cursando licenciaturas. As atividades abordarão temas relevantes e atuais como metodologias de ensino, uso de tecnologias educacionais, avaliação da aprendizagem, interdisciplinaridade e formação de professores.

O líder do Forprocim/Ifac, professor Paulo Santos, chama atenção para a presença no evento de dois palestrantes de São Paulo.

O professor Dario Fiorentini, da Unicamp que possui doutorado em Educação (Metodologia de Ensino). Na Unicamp, exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na pós-graduação em Educação. O professor se dedica ao estudo e pesquisa em educação matemática, formação e desenvolvimento profissional de professores, aprendizagem e saberes docentes e prática didático-pedagógica em matemática.

Também estará presente na jornada do Forprocim, a professora Luciane de Fátima Bertini, da Unifesp. Ela possui graduação em Licenciatura em Matemática, mestrado e doutorado em Educação. Na Unifesp, atua na área de Ensino de Matemática e faz parte do quadro de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde da Infância e da Adolescência. Além disso, ela é membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT) e desenvolve pesquisas na área de Educação Matemática principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais, formação de professores que ensinam matemática e utilização de problemas para o ensino de matemática nos anos iniciais em perspectiva histórica.

Ainda sobre a segunda edição da Jornada Formativa de Educação em Ciências e Matemática do Acre, o professor Paulo Santos destaca o apoio da Direção Geral do Campus Rio Branco, das pró-reitorias de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação (Proinp), de Desenvolvimento Institucional (Prodin), de Extensão (Proex), da Diretoria de Gestão de Pessoas (Disgp). Além dos professores dos colegiados do curso de Matemática da Ufac e do Ifac, dos membros do grupo de estudos e pesquisas Forprocim e da diretoria regional da SBEM-Acre.

Confira a programação completa abaixo:

jornada_forprocim_progr.png