Campus Rio Branco

Novos técnicos em Administração e Segurança do Trabalho destacam aprendizado no Ifac

publicado: 18/10/2023 13h44, última modificação: 18/10/2023 14h30
Nesta terça-feira (17.10), o campus Rio Branco realizou a cerimônia de certificação dos cursos técnicos subsequentes em Administração e Segurança do Trabalho
capa_certificação.png

“Optei pelo curso técnico em Administração devido a diversidade da área e as possibilidades em conseguir um emprego. Além disso, a formação no Instituto Federal do Acre me fez perceber que também investir, empreender e ser autônoma. Tudo o que aprendi, com certeza, irá me ajudar no trabalho e na vida pessoal”.

O depoimento acima é de Fantine Santos Julião. A jovem tem 20 anos e é a mais nova técnica em Administração do Acre. Nesta terça-feira (17.10), ela, juntamente com seus colegas de turma, participou da cerimônia de certificação realizada no campus Rio Branco. No evento também estiveram presentes os formandos do curso técnico subsequente em Segurança do Trabalho.

“Já conhecia o Ifac, pois minha trabalhava na Reitoria como zeladora. Além disso, tenho uma prima que também estou no Ifac. Acabei me inscrevendo no curso técnico subsequente em Administração. No começo, junto com o período de pandemia, tive algumas dificuldades, mas aos poucos fui me adaptando ao ritmo de estudos do Ifac. Ao longo de todo o curso entendi o quanto o Instituto me ajudaria e me abriria muitas portar profissionalmente”, ressaltou Fantini Julião.

Djalma Benjamim, que concluiu o curso técnico subsequente em Segurança do Trabalho, também teve influência da família para ingressar no Ifac. “Em 2021, com a abertura das inscrições para os cursos técnicos me inscreve para (o curso de) Tradução e Interpretação em Libras. Na época era a última turma que seria ofertada. Fiz a inscrição meio sem esperança, achando que não seria aprovado. Quando estava próximo de terminar o período de inscrição, meu primo me deu a sugestão de fazer o curso técnico de Segurança do Trabalho, que seria uma formação melhor para mim. Depois dessa conversa acabei trocando de curso e me arrisquei. Faltando apenas dois dias para concluir o prazo para matrícula, abri meu e-mail e vi que tinha sido aprovado e chamado para a matrícula. Na hora, nem acreditei. Fiquei muito feliz”.

Em relação ao aprendizado, Djalma Benjamim conta que as aulas práticas e os conhecimentos repassados pelos professores em sala de aula foram essenciais para sua formação. “O curso técnico subsequente em Segurança do Trabalho é uma formação que agrega muito em nossa vida. A gente sai da zona de conforto, pois entendemos que durante o tempo todo iremos atuar com o público, ter um contato direto com trabalhadores. Nas aulas práticas sempre estive presente gostava muito do que nos era apresentado. Pretendo continuar no Ifac e já me inscrevi no Processo Seletivo 2024/1 para o curso de Recursos Humanos. Estou na expectativa de retornar logo para as aulas”.

Larissa Vieira da Silva concluiu o curso técnico subsequente em Administração. A ideia de ingressar no Ifac surgiu durante o período de pandemia e para ampliar suas possibilidades de trabalho na área de maquiagem.

“Precisava renovar e encontrar um outro método para ampliar meu financeiro. A maquiagem é minha arte e junto dela temos a área de empreendedorismo. Foi assim que vi no curso técnico subsequente em Administração uma possibilidade. A administração é a base de tudo. Se eu não tiver esse conhecimento, não terei as informações para abrir o meu negócio, por exemplo. O curso teve duração de um ano e meio, mas todas as temáticas foram muito bem aprofundadas. Ao longo da formação tivemos acesso à informações que nunca teríamos se não estivéssemos aqui”, contou Larissa Silva.

A cerimônia de certificação também contou com a participação o pró-reitor de Extensão, Fábio Storch, que substituiu a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, do diretor geral do campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza, da pró-reitora de Ensino substituta, Rubya Madela Martins, e dos coordenadores dos cursos técnicos subsequentes em Administração e Segurança do Trabalho, Leonardo Augusto Nora e Emanuela de Souza Santos.

capa_certificação1.png