Tecnologia da Informação

Profissionais da Rede Federal destacam avanços na área de TI do Ifac

publicado: 11/10/2023 14h32, última modificação: 11/10/2023 14h32
Servidores dos Institutos Federais do Amazonas e Rondônia participaram do I Workshop de TI do Instituto Federal do Acre, realizando em Rio Branco
imagens_materias_capa - 2023-10-11T121942.633.png

Com foco em ampliar os conhecimentos na área de tecnologia da informação e reforçar o compartilhamento de experiência entre profissionais da área de TI, o Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio da Diretoria Sistêmica de Tecnologia da Informação (DSGTI), realizou o I Workshop de TI do Ifac, com a participação de servidores e profissionais da Rede Federal.

“Importante conhecer os avanços que a área de TI obteve ao longo dos anos no Ifac. Mesmo sendo uma instituição jovem, tem demonstrado maturidade em sua governança, no que diz respeito à participação nos diálogos com as instâncias decisórias da instituição. Ser parte disso mostra o crescimento do setor e nos apresentar algo para ser levado a nossa instituição. São questões que, apesar de integrarem o universo do Ifac, podem ser replicadas em outras unidades, como no próprio Instituto Federal de Rondônia”, ressaltou Thiago Lins de Lima, chefe do departamento de Tecnologia da Informação, do campus Porto Velho Calama.

20230928_152125.jpg

Guilherme Alves de Sousa, que é diretor geral do campus Avançado de Boca do Acre, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), destacou a importância de conhecer mais sobre as ações desenvolvidas no Ifac, como também renovar os conhecimentos na área de tecnologia da informação, principalmente no que diz respeito às legislações e normativas par a área.

“Durante o evento realizado pelo Ifac tivemos uma explicação teórica, mas também conseguimos compreender toda a aplicação na prática. Muitos de nós não tínhamos conhecimento e isso nos deu a oportunidade de aprender um pouco mais. Além disso, as discussões apresentadas vão contribuir para que as instituições comecem um planejamento adequado”, afirmou Guilherme Sousa ao falar sobre a palestra referente ao processo de contratação de soluções de tecnologia da informação e comunicação (TICs).

Servidor do campus Tarauacá e coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação, Evandro Vinter, participou das atividades do I Workshop de TI e destacou a importância do compartilhamento de experiências entre os profissionais. Para ele, conhecer o trabalho desenvolvido em outras unidades do Ifac, como também ampliar o contato com servidores de outras instituições, auxilia no desenvolvimento de ações e projetos futuros.

20230928_161502.jpg

“A interação entre as coordenações de TI do Ifac foi um ponto importante ao longo do evento. Existem coisas que pensamos e executamos em Tarauacá, que deram certo e podem servir de base para Cruzeiro do Sul, por exemplo. Esse compartilhamento de experiências foi muito interessante. Além disso, as instituições externas que participaram do evento também puderam compartilhar conhecimentos, nos proporcionando uma bagagem ainda maior de informações e experiências”, ressaltou Evandro Vinter.

Planejamento e eventos futuros

Conforme explica a coordenadora de Governança de Tecnologia da Informação, Keila Oliveira da Silva, que também foi responsável pela organização do I Workshop de TI do Ifac, o evento já era bastante aguardado pelos servidores da instituição. As atividades foram realizadas entre os dias 26 e 28 de setembro.

“Esse evento sempre foi um anseio de todos os profissionais de TI do Ifac. A nossa ideia era de que pudéssemos nos reunir de forma presencial para compartilhar experiências, ações e atividades desenvolvidas em cada unidade. A princípio ele seria realizado em 2020, porém com a pandemia foi preciso adiar sua realização. Em 2023, o inserimos como uma necessidade dentro do nosso planejamento e o objetivo central era justamente esse: ter uma aproximação e troca de experiências entre os campi. Porém, ao percebermos as dificuldades em relação às normativas de contratação, surgiu a ideia de convidar profissionais de outras instituições. Acabamos por ampliar um pouco mais o workshop, mas sem deixar de lado esse olhar interno e sobre as nossas realidades”, explicou Keila Silva.

Design sem nome (43).png  20230928_164513.jpg

Jonas Francisco Ferreira, que é servidor da área de Tecnologia da Informação desde 2011, afirma que a troca de experiências e vivências entre os profissionais do Ifac contribui para uma melhor aplicabilidade de soluções. “Nós, que atuamos na Reitoria, acabamos por ter uma visão mais sistêmica das demandas que estão presentes nas unidades e vinculadas ao ensino. Ao termos esse contato direto com os servidores dos campi, conseguimos trocar ideias e as soluções apresentadas podem ser aprimoradas. Esse elo entre os profissionais precisa existir e ser constante, pois assim podemos trabalhar de forma mais satisfatória”.

Diretor sistêmico de Tecnologia da Informação do Ifac, Djameson Oliveira da Silva, agradeceu o envolvimento e participação de todos os servidores do Ifac, como também destacou a presença dos profissionais das Universidades Federais do Acre (Ufac) e Rondônia (Unir), POP RNP, como também dos Institutos Federais do Amazonas (Ifam) e Rondônia (Ifro).

“Agradeço a todos os setores do Ifac que contribuíram para a realização do evento, como a DSGTI, a Comunicação, Gestão de Pessoas e a atual gestão que tem sido parceira na realização de eventos, ações e projetos que a Diretoria de Tecnologia da Informação se propõe a fazer. Este foi um evento que mostrou a TI como um setor que tem se destaco junto à instituição. Esperamos que nas próximas edições possamos ampliar as temáticas em discussão e também o público, envolvendo estudantes, demais servidores e instituições”, finalizou Djameson Oliveira.

20230926_082242.jpg

20230928_102013.jpg