Projeto do Ifac reúne pessoas para observar o eclipse em Rio Branco

publicado: 16/10/2023 21h30, última modificação: 16/10/2023 21h30
Atividade foi realizada pelo Circuito de Ciências no sábado, 14, em parceria com o Via Verde Shopping
circuito ciencias eclipse (1).jpeg

O projeto Circuito de Ciências, do Instituto Federal do Acre (Ifac) Campus Rio Branco e Baixada do Sol, levou para o Via Verde Shopping telescópios, acessórios e experimentos para quem quisesse observar e aprender mais sobre o eclipse solar, que ocorreu no sábado, 14. O fenômeno foi visível em vários estados brasileiros e, no Acre, o eclipse pôde ser visto de forma parcial entre 13h e 15h, sendo possível observar 75% do sol encoberto pela lua.

O eclipse solar acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, fazendo com que seja projetada uma sombra sob o astro. O último eclipse solar anular visível no Brasil foi em 29 de abril de 1995. O próximo deve acontecer somente no ano de 2067.

circuito ciencias eclipse (4).jpeg

O professor de física, Cleyton Assis, que coordena o grupo de astronomia Gama Hidra, vinculado ao Circuito de Ciências explicou como foi a preparação para a atividade.

"Mobilizamos os alunos e buscamos parcerias, até que o shopping entrou em contato conosco. Trouxemos três telescópios refletores de 10 polegadas para projetar o eclipse e alguns experimentos que falam sobre a órbita da lua, as estações do ano e o movimento aparente do sol”, relatou. Além disso, os alunos que integram o projeto confeccionaram acessórios feitos com papelão e filtro de solda número 14, um instrumento seguro para olhar o sol por alguns segundos. Esses itens foram disponibilizados para as pessoas observarem o eclipse.

circuito ciencias eclipse (2).jpeg

Pessoas de todas as idades que visitavam o shopping, além dos funcionários das lojas, puderam se maravilhar com o eclipse. Houve também quem esteve ali somente para observar o raro fenômeno com a segurança proporcionada pelo projeto do Ifac.

Circuito de Ciências - Trata-se de um programa que reúne projetos de física, robótica, astronomia, mostra de foguetes, experimentos de física clássica e moderna, jogos matemáticos e sessões no planetário. O objetivo é estimular o interesse das pessoas pela ciência.

circuito ciencias eclipse (5).jpeg

O projeto conta com vários alunos, entre bolsistas e voluntários, além de egressos do Ifac, como é o caso do Jasom Rodrigues que fez o ensino médio integrado ao técnico em Edificações. Hoje ele faz engenharia civil em outra instituição, mas segue participando do projeto Circuito de Ciências de forma voluntária. "Eu acho que estudar o espaço de alguma forma me aproxima do pensamento de Deus, de como ele foi incrível em criar tudo. Por exemplo, no céu vemos que o sol parece ter o mesmo tamanho da lua, mas ele é 400 vezes maior do que a lua, só que está 400 vezes mais distante da terra, é uma coincidência absurda. Esse é o motivo de eu gostar tanto de astronomia, dessa parte da física."

circuito ciencias eclipse (3).jpeg

Já as alunas do técnico em Segurança do Trabalho, Aline Gabriele e Maria Luísa, foram monitoras de física quando estavam no ensino médio, também no Ifac. Elas estudaram sobre os fenômenos da física e da astronomia e tomaram gosto por essa área da ciência. "Finalizamos o ensino médio e continuamos no projeto como voluntárias. É muito gratificante participar do Circuito de Ciências", afirmou Maria Luísa.
circuito ciencias eclipse (6).jpeg