Notícias

Campus Rio Branco

CRB sedia II Semana Acadêmica Integrada de Gestão e Negócios

publicado: 21/09/2023 18h34, última modificação: 21/09/2023 18h34
Evento reuniu estudantes, egressos, professores e profissionais da área entre os dias 11 e 15 de setembro
semana_gestao_negocios_crb.jpg

De 11 a 15 de setembro, o Campus Rio Branco do Instituto Federal do Acre (Ifac) foi palco da II Semana Acadêmica Integrada de Gestão e Negócios, um evento que transcende as fronteiras da sala de aula e promove a disseminação de conhecimento e aprofundamento das discussões na área de gestão. As atividades foram realizadas em conjunto pelas coordenações dos cursos superiores de Administração e Logística e dos cursos técnicos em Administração e Recursos Humanos.

De acordo com a organização, a semana acadêmica teve mais de 300 inscrições, sendo o público composto de alunos, egressos e professores do eixo de gestão e negócios, além de profissionais que puderam acompanhar debates acerca de administração, recursos humanos e logística com palestrantes de diversos segmentos.

" class="image-inline" title="semana_gestao_negocios_crb (1).jpeg" />

“A programação da semana acadêmica incluiu uma série de palestras e painéis com temas relevantes para a formação dos estudantes, abrangendo desde liderança sistêmica até a aplicação da inteligência artificial na gestão. Além disso, houve discussões sobre empreendedorismo, igualdade de gênero no mercado de trabalho e outros tópicos essenciais para a formação dos futuros profissionais da área de gestão e negócios”, explicou uma das organizadoras, a coordenadora do curso superior de Bacharelado em Administração, Pollyana Rufino.

Ainda segundo a gestora, o evento é uma oportunidade para os estudantes conectarem teoria e prática, interagindo com profissionais experientes, absorvendo conhecimento prático e estabelecendo redes de contatos. Ela destaca ainda que esta semana acadêmica impulsiona o crescimento dos alunos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho e incentivando-os a se tornarem líderes e inovadores na área de gestão e negócios. “É uma iniciativa que promove uma educação de qualidade, contribuindo para um futuro promissor para os alunos e para o Estado do Acre.”

semana_gestao_negocios_crb (1).jpg semana_gestao_negocios_crb (2).jpg

Para o professor Rodrigo Soliani, coordenador do curso superior de Tecnologia em Logística, a II Semana Acadêmica Integrada de Gestão e Negócios do Campus Rio Branco "É um catalisador do conhecimento e da inovação em nossa região. O evento não apenas fortalece nossa comunidade acadêmica, mas também contribui significativamente para o desenvolvimento econômico e social de nossa cidade e estado, capacitando nossos estudantes com habilidades e perspectivas valiosas para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. É uma honra fazer parte deste evento que promove a excelência na gestão e nos negócios.”

semana_gestao_negocios_crb (3).jpeg

Estudante do curso superior de Administração e do técnico em Recursos Humanos, Sônia Regina Souza de Oliveira participou da Semana Acadêmica de Gestão e Negócios e contou que “Foi uma experiência incrível. O evento teve início com uma apresentação do coral realizada pelos alunos e servidores do Ifac, e em seguida houve uma palestra com o tema liderança sistêmica, com a palestrante Gina Valente, visando ações motivacionais voltadas para o crescimento profissional. A palestra mostrou métodos que podemos usar no nosso dia a dia para nos auto impulsionar a uma carreira de sucesso. Entretanto houve várias outras apresentações que abordaram temas interessantes, como por exemplo, as diversas formas de empreender com o palestrante Lucas Profeta. Conseguimos adquirir um bom conhecimento sobre essas temáticas e de que maneira elas podem contribuir para nossa área de atuação.” 

A abertura do evento foi realizada na tarde do dia 11, com a presença da pró-reitora de Ensino, Paola Alvarez, representando a reitora Rosana Cavalcante, do diretor geral do Campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza, da diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus, Elaine Otsubo, dos coordenadores dos cursos superiores de Tecnologia em Logística e de Bacharelado em Administração, Rodrigo Soliani e Pollyana Rufino, e dos coordenadores dos cursos técnicos subsequentes em Recursos Humanos e em Administração, Luana Ugalde e Leonardo Nora.

semana_gestao_negocios_crb (3).jpg semana_gestao_negocios_crb (5).jpeg

Confira como foi a programação do evento:

DIA 11/09/2023

14h - Apresentação do Coral do Ifac (prof. Douglas Marques)

14h30 - Abertura Cerimonial

15h - Palestra 01 - Liderança sistêmica: Estratégias Assertivas para gerar comprometimento. Palestrante: Gina Valente, empresária, mentora de líderes e empreendedores e coordenadora do ADM mulher no Acre.

19h30 - Palestra 02 - Procedimentos para registro de Sociedades Simples e Terceiro Setor. Palestrante: Adelquiane Rodrigues, Oficial Registradora Interina - Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil das Pessoas Jurídicas. 

DIA 12/09/2023

14h30 - Palestra 03 - Da cozinha ao topo: minha jornada, seu mapa! Palestrante: Lucas Profeta, empresário

19h30 - Palestra 04 - O ego e o dinheiro. Palestrante: Carlos Franco, professor do curso de Economia da Universidade Federal do Acre. 

DIA 13/09/2023

14h30 - Palestra 05 - Do Planejamento à Execução: gestão de projetos em consultoria. Palestrante: Francieli Bender Maritan, coordenadora do Núcleo de Tecnologia e Inovação do Instituto SENAI de Tecnologia Madeira e Móveis (SENAI/AC).

19h30 - Palestra 06 – O uso de robôs e sistemas de informação nas operações do varejo e indústria. Palestrante: Willian Maia, representante Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR e coordenador do Espaço de Inovação IFMaker Campus Rio Branco.

DIA 14/09/2023

14h30 - PAINEL: Crie sua empresa júnior e potencialize sua formação profissional, com Charles Brasil – Advogado (PROEX UFAC), Kelce Ferraz – Vice Presidente da Florestal Jr e Jasmyn Araújo – Gerente de Projetos da Florestal Jr.

19h30 Palestra 08 – Inteligência artificial aplicada na gestão. Palestrante: Gustavo Cardial, professor de Informática Geral no Ifac. 

DIA 15/09/2023

14h30 - Palestra 09 – As relações de trabalho para a população LGBTQIA+. Palestrante: Rodrigo Gomes, psicólogo clínico no Centro de Especialidades em Saúde do Ministério Público do Estado do Acre.

19h30 - Palestra 10 – Desafios e oportunidades na gestão de empresas de transporte no Brasil. Palestrante: Nazaré Cunha, diretora executiva da Roda Viva Transportes.

Com informações e fotos do Campus Rio Branco

registrado em: