REITORIA

Conif renova Memorando de Entendimento com a Embaixada Americana

publicado: 14/09/2023 13h39, última modificação: 14/09/2023 13h39
Ifac representa a Câmara de Relações Internacionais e o Fórum de Gestores de Relações Internacionais do Conif no evento
Memorando Embaixada Americana (1).jpeg

- Foto: Moacir Evangelista/Conif

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) assinou nesta quarta-feira (13/09), a renovação do Memorando de Entendimento com a Embaixada Americana para dar continuidade ao programa Pontes Americanas.

O evento de assinatura ocorreu na sede do Conif, em Brasília, durante a 126ª Reunião Ordinária do colegiado e Fórum de Relações Internacionais (Forinter). Na terça-feira (12/09) a reitora Rosana Cavalcante dos Santos participou da mesa de abertura do Forinter como coordenadora da Câmara de Internacionalização acompanhada do Diretor Sistêmico de Relações Internacionais, Luiz Eduardo Guedes.

Na quarta-feira aconteceu a assinatura do documento e contou com a presença de autoridades como Elizabeth Detmeister, Conselheira do Serviço de Imprensa, Educação e Cultura da Embaixada Americana, a Reitora Maria Leopoldina Veras Camelo, presidente do Conif, Sylvie Young, Diretora dos Espaços Americanos, Rita Moricone, Coordenadora do Coni Sul dos Escritórios do EducationUSA, a Reitora Rosana Cavalcante dos Santos, coordenadora da Câmara de Relações Internacionais do Conif, e o Diretor Luiz Eduardo Guedes, representando a Coordenação do Fórum de Gestores de Relações Internacionais do Conif.

Memorando Embaixada Americana (3).jpeg Memorando Embaixada Americana (2).jpeg

- Fotos: Moacir Evangelista/Conif

O programa Pontes Americanas tem como objetivo principal ampliar informações sobre oportunidades de estudos nos Estados Unidos, conectando milhares de estudantes brasileiros a programas administrados pelo EducationUSA e Espaços Americanos. Essa colaboração entre a Rede Federal, o Escritório de Espaços Americanos do Brasil e o EducationUSA visa aproximar a comunidade acadêmica brasileira das oportunidades educacionais e culturais oferecidas pelo governo americano, bem como pelas instituições de ensino dos Estados Unidos.

Desde o seu lançamento em abril de 2021, o programa Pontes Americanas já conta com 140 servidores atuando como pontos de contato em campi de todo o Brasil. No Instituto Federal do Acre (Ifac), dois membros desempenharam um papel ativo nessas "pontes" com os Estados Unidos. Com a renovação do Memorando, o Ifac e outras instituições da Rede Federal terão a oportunidade de expandir essa rede, que demonstrou resultados positivos, aumentando a participação de estudantes em programas como Jovens Embaixadores, Jovens Líderes das Américas e STEAM Tech Girls, além de contribuir para a divulgação de ações voltadas para a Rede Federal, como o Power4Girls.

O próximo passo no programa Pontes Americanas é a criação de Espaços Americanos em instituições da Rede Federal. A equipe da Embaixada, a assessoria internacional do Conif e a coordenação do Fórum de Gestores de Relações Internacionais (Forinter) estão trabalhando em uma chamada que será publicada em breve para selecionar instituições interessadas em participar desse projeto.

Os Espaços Americanos são locais de acesso público que promovem aprendizado, encontros e interação entre as comunidades locais e os Estados Unidos, em apoio à política externa dos EUA. Esses espaços são apoiados pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e oferecem programação de diplomacia pública com o objetivo de atrair e envolver públicos estrangeiros em diálogos abertos, participativos e atividades práticas.

Parceria Ifac e Embaixada Americana

A parceria entre o Ifac e a Embaixada Americana é de longa data e inclui o envio de alunos para o programa Community College Initiative, cursos de capacitação para professores de língua inglesa e a abertura do escritório do EducationUSA no Ifac - Campus Rio Branco, que oferece atendimento a toda a comunidade acadêmica e externa por meio de atendimento online. O EducationUSA é uma rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano, com mais de 40 Centros no Brasil, cuja missão é facilitar o acesso a informações precisas e atualizadas sobre oportunidades de estudo nos Estados Unidos.

Com a renovação desse Memorando de Entendimento, a parceria entre o Conif e a Embaixada Americana continua a fortalecer os laços educacionais e culturais entre o Brasil e os Estados Unidos, oferecendo oportunidades únicas para os estudantes brasileiros explorarem o ensino superior nos EUA e aprofundarem seu conhecimento da cultura americana. Além disso, a presença de estudantes brasileiros nas instituições de ensino dos Estados Unidos desempenha um papel significativo no fortalecimento das relações bilaterais e no enriquecimento da experiência acadêmica e cultural dos estudantes americanos.