Notícias

Campus Baixada do Sol

Estudantes de Zootecnia visitam fazenda especializada em quelônios

publicado: 13/09/2023 18h20, última modificação: 13/09/2023 18h20
Discentes do 3º período do curso técnico conheceram a Fazenda Estância Terra, localizada às margens da estrada Transacreana, em Rio Branco
visita quelonios baixada (1).png

Na última terça-feira, 12, discentes do 3º período do curso técnico em Zootecnia do Campus Baixada do Sol participaram de uma visita técnica à Fazenda Estância Terra, uma propriedade especializada na criação e manejo de quelônios, localizada às margens da estrada Transacreana. 

Os estudantes acompanhados dos professores foram recebidos pelo gerente da fazenda, Chiquinho, que possui grande experiência na biologia e ecologia dos quelônios. Durante a visita, o grupo teve a chance de explorar as instalações e aprender sobre a história da fazenda, que tem um legado notável na produção e conservação desses animais.

visita quelonios baixada (3).png

Os alunos do Ifac também conheceram os tanques de reprodução, os berçários e as praias artificiais criadas para nidificação de tartarugas e tracajás, processo em que esses animais realizam a desova. Além disso, foi possível acompanhar o manejo alimentar e observar de perto as diferentes características de cada espécie.

Os alunos ouviram explicações sobre todas as etapas envolvidas na produção dos quelônios, bem como a história de fundação da Fazenda Estância Terra, pelo proprietário Walmir Ribeiro, um especialista apaixonado por quelônios que possui livros publicados e vasta experiência na área.

visita quelonios baixada (4).jpg

Para a discente Eloína Paula, a visita foi “uma experiência muito boa para a área de animais silvestres, pois no nosso Estado do Acre é difícil encontrarmos uma propriedade com este tipo de criação.”

O estudante Edemildes Paulino chama atenção para a valorização da carne dos animais. “Tivemos oportunidade de conhecer diferentes espécies de quelônios, com suas características únicas, e acompanhar o manejo desses animais. Muito me impressionou o valor da carne dos quelônios que chega a 400 reais o quilo, evidenciando a riqueza que os animais silvestres podem proporcionar.”

visita quelonios baixada (2).jpgO estudante Igor Valente pôde matar a curiosidade sobre a criação e manejo de quelônios. Para ele, a visita “Foi uma oportunidade de abrir a mente a respeito da criação de animais silvestres e aprender sobre a infinidade de possibilidades de comercialização deste produto.”

A professora que acompanhou os alunos, Maralina Torres, garante que “a visita à Fazenda Estância Terra ofereceu uma compreensão prática da produção de quelônios. Durante essa experiência, tivemos a oportunidade de explorar os recintos de criação de tartarugas-da-amazônia e tracajás. Além disso, os alunos puderam conhecer as praias artificiais, concebidas especialmente para o processo reprodutivo dessas espécies, bem como os berçários e ninhos.”

Com informações e fotos do Campus Baixada do Sol

registrado em: