Campus Rio Branco

Estudantes do Ifac avançam para etapa nacional da Olimpíada de Geografia

publicado: 29/09/2023 16h40, última modificação: 29/09/2023 16h40
Equipes do Campus Rio Branco que participaram da etapa estadual receberam medalhas e certificados pelo desempenho na competição
OBG CRB (1).JPG

No início de setembro foi divulgado o resultado da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG 2023) e o Campus Rio Branco, do Instituto Federal do Acre, obteve excelentes resultados, com a conquista de quatro medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. O Campus Cruzeiro do Sul também participou da competição e teve duas equipes conquistando medalhas de bronze.

Ao todo, 10 equipes do Campus Rio Branco participaram da OBG 2023, sendo a equipe “Falcões Memoráveis” classificada para representar o Acre na etapa nacional, que será realizada em Campinas-SP, no final de novembro. A equipe é formada pelos estudantes João Fellipe Pires, Yasmin de Oliveira e Roger Luan de Holanda do curso técnico em Redes de Computadores integrado ao ensino médio.

Equipe “Falcões Memoráveis” vai representar o Acre na etapa nacional, em Campinas-SP

As equipes do CRB tiveram a orientação dos professores Pollyana Anute, Roger Oliveira, Cleilton Sampaio, Carolina Cabral e Bartolomeu Lima. A ação faz parte do projeto de ensino “Olimpíadas Brasileira Geobrasil (OGB): O ensino da geografia através da prática em olimpíadas científicas”.

Nesta quinta-feira, 28, as seis equipes medalhistas receberam uma premiação pelo desempenho na fase estadual em uma cerimônia no auditório do Campus Rio Branco. O diretor geral da unidade, Paulo Roberto Souza, a coordenadora do projeto de ensino, Pollyana Anute e o professor Cleilton Sampaio entregaram as medalhas e certificados aos estudantes. Além deles, alguns pais e mães também prestigiaram o evento.

A professora Pollyana agradeceu à equipe de professores pelo trabalho e à gestão pelo apoio e parabenizou os estudantes que participaram da competição. “O esforço de vocês foi lindo de ver. Foram três etapas on-line, é muito puxado, não foi fácil. Mas vimos a evolução de vocês. Este ano, as únicas medalhas de ouro do Acre foram de equipes do Ifac CRB,” salientou.

O diretor geral Paulo Roberto lembrou da participação das alunas do Campus Rio Branco na etapa nacional da OBG, no ano passado. A equipe “As Metamórficas” composta pela Manoela da Silva, Ana Carolina Passos e Maria Fernanda Cordeiro conquistaram a medalha de bronze na competição

O diretor também falou sobre a importância da participação dos alunos nas olimpíadas do conhecimento. “É um trabalho que desenvolve as múltiplas inteligências de vocês. Dá a oportunidade de vocês começarem a pesquisar, entender o que é uma pesquisa. Acho que alunos que participam de olimpíadas têm alto desempenho em vários campos, não só aqui conosco. Então vocês têm que aproveitar mesmo essa oportunidade. A gente vem para a escola não só para ficar sentado na cadeira vendo o professor passar o conteúdo. São muitas oportunidades que vocês podem ter e muitas portas que vocês podem abrir a partir das experiências que vocês estão tendo aqui.”

Medalha de bronze na etapa nacional, em 2022, Manoela da Silva participou da competição novamente este ano

João Fellipe Pires, 17 anos, aluno do 3º ano de Redes de Computadores participou pela primeira vez de uma olimpíada e sua equipe teve um dos melhores desempenhos na etapa estadual, sendo selecionada como uma das representantes do Acre para a nacional. “Eu nunca tinha participado de nenhuma olimpíada. Vi essa oportunidade e resolvi entrar com meus colegas. Foi muito gratificante e também nos divertimos. Estudávamos até 1h da manhã, falando com a professora. Conseguimos resolver todas as questões e enviamos as respostas com antecedência. Espero que conquistemos mais medalhas na fase nacional.”

Pai do João Fellipe, Jerson da Conceição esteve presente no auditório do CRB e tirou muitas fotos do filho recebendo a medalha de ouro. “É um exemplo de filho e de aluno, como os professores comentam quando a gente vem para as reuniões. Agradeço ao Ifac por incentivar os alunos e fico orgulhoso de ver ele participar de uma competição de geografia representando o estado a nível nacional. Isso é gratificante para qualquer pai. Ele estuda muito, é um aluno dedicado, só tenho a agradecer e dar parabéns pra ele”, comentou.

Confira as equipes do Ifac medalhistas na etapa estadual da OBG 2023:

Campus Rio Branco

As Metamórficas (ouro)