Notícias

Reitoria

Ifac abre espaço cultural com atividades artísticas e exposição de obras

publicado: 22/09/2023 13h35, última modificação: 22/09/2023 13h46
O local recebeu a exposição “Arte mandálica: expressões anímicas de um psicólogo aquarelista”, do artista visual e poeta Jonsos Junior; o evento integra as ações em prol do Setembro Amarelo
imagens_materias_capa - 2023-09-22T112959.298.png

Com propósito de ampliar a divulgação artística desenvolvida por servidores e artistas locais, o Instituto Federal do Acre (Ifac) conta agora com um espaço cultural. O local, que está presente na nova sede da Reitoria, foi aberto nesta quinta-feira (21.09) com a exposição “Arte mandálica: expressões anímicas de um psicólogo aquarelista”, do artista visual e poeta Jonsos Junior. Organizado pela Coordenação de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida, da Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas, o evento também integrou as atividades do projeto “Ifac a favor da vida”, em prol do Setembro Amarelo.

A exposição, que está aberta para visitação do público, conta com 33 obras que unem o simbolismo das cores e o círculo como forma geométrica. “Em uma circunferência, todos estão na mesma distância do centro e isso precisa ser um parâmetro da organização social. Além disso, para essa exposição trabalho com nove cores centrais, que são as sete cores presentes no arco-íris, o branco e o preto. Entendo que junto a isso temos toda uma miríade de possibilidades. Acredito que, se precisarmos indicar um tema central sobre o meu trabalho, este será a arte em defesa da vida”, comentou o artista visual.

IMG_5676.JPG   IMG_5729.JPG

Rosicleia Souza, que é coordenadora da Cosvi, explica que a programação desenvolvida pelo Ifac e destinada ao Setembro Amarelo tem como foco o despertar da consciência para atividades saudáveis, para a ampliação de potencialidades criativas, envolvendo aspectos físicos, mentais, sociais, cognitivos e emocionais. “Desde 2022, temos trabalhado com foco na realização de ações culturais e artísticas, visando novos aprendizados pessoais e intergrupais entre os servidores do Ifac”.

Além da exposição, o novo espaço cultural o Ifac também recebeu, na manhã desta sexta-feira (22.09), a oficina “LivrExpressão: cuidando da saúde mental com arte”, que foi conduzida pelo artista Jonsos Junior. Durante a atividade, os servidores puderam ampliar o autocuidado e autoconhecimento através da produção de pinturas, colagens, desenhos e aquarela.  

Charles Huber, que é servidor da Rede Federal e atua no campus Tarauacá, participou dos dois dias de evento. Para ele, momentos como estes são essenciais para interação e promoção de um ambiente laboral mais leve. “Precisamos nos aproximar de todas as questões que envolvem a educação e a arte pode nos ajudar com isso. Além disso, é uma forma de, durante a nossa jornada diária, nos expressarmos. O artista Jonsos Junior, que está propondo a atividade e fazendo a exposição no Ifac, também é psicólogo. Isso contribuiu para um acompanhamento mais amplo, fazendo muito bem para nós como profissionais e para a nossa saúde mental. Espero que outros eventos sejam propostos na instituição”.

Sobre o espaço cultural, a diretora sistêmica de Gestão de Pessoas, Geyse Oliveira, explica que novas ações já estão sendo programadas. A ideia é que ao longo do ano, o ambiente seja utilizado para exposições artísticas de servidores e demais artistas. “Ter um local para o desenvolvimento de práticas culturais já era um projeto do setor de Gestão de Pessoas. No Ifac, temos diversos docentes e técnicos administrativos que atuam com poesia, artes plásticas, música e diversas outras artes. Com a abertura desse novo espaço na Reitoria, tenho a certeza que ampliaremos a divulgação artística em nossa instituição, garantindo novos aprendizados e reforçando a importância da arte para os diversos contextos sociais”.

DSC_0061.JPG   DSC_0078.JPG

Saúde mental e arteterapia

A Associação Brasil Central de Arteterapia define a atividade como um processo terapêutico que atua na prevenção e promoção da saúde biopsiquica e social. Além de trazer o bem-estar pessoal, por meio de práticas criativas e expressões não verbais, a arteterapia contribui ainda para uma melhor expressão de sentimentos, flexibilidade nas relações, ampliação da consciência e autoconhecimento.

Jonsos Junior, que além de artista visual e poeta, também atua como psicólogo, explica que unir arte e a saúde mental contribui para a ressignificação da qualidade de vida. “Ofertar exposições e realizar ações artísticas são momentos em que vivenciamos a arte não apenas como algo estético. É uma questão de repertório para lidarmos com a existência humana. A arte sempre fez isso muito bem. Termos momentos como este no ambiente de trabalho é um investimento para a saúde mental das pessoas”. 

DSC_0087.JPG   DSC_0094.JPG

Em relação à exposição de suas obras no novo espaço cultural do Ifac, Jonsos Junior agradeceu a oportunidade. “É uma honra ser o primeiro artista a ocupar este local. Fico feliz com o convite e entendo essa iniciativa como algo bastante louvável por parte da instituição. Precisamos ressignificar os espaços e instituições públicas, trazer a arte para onde as pessoas estão. Isso também é qualidade de vida para os servidores e servidoras”.

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, também participou da exposição e oficina artística. “Temos atuado de forma significativa na promoção de atividades em prol da saúde e qualidade de vida dos servidores. Termos esse novo espaço cultural na Reitoria, sendo iniciado com a exposição de obras e atividades artísticas, reforça o nosso compromisso com os profissionais que atuam no Ifac. Agradeço a disponibilidade do artista visual Jonsos Junior e reforço que esse novo local será destinado para cada vez mais ampliarmos as ações culturais”.

IMG_5771.JPG

Fotos: Luciano Cezário/Ifac