Tecnologia da Informação

Ifac inicia workshop de Tecnologia da Informação com servidores e profissionais de outros estados

publicado: 26/09/2023 13h12, última modificação: 26/09/2023 13h12
Evento segue até o dia 28 de setembro e é organizado pela Diretoria Sistêmica de Tecnologia da Informação do Instituto Federal do Acre
imagens_materias_capa - 2023-09-26T110902.224.png

Com foco em ampliar os conhecimentos sobre as normativas de contratação pública, as áreas de inovação e os impactos gerados no dia a dia da Administração Pública, o Instituto Federal do Acre (Ifac) deu início, na manhã desta terça-feira (26.09) ao I Workshop de Tecnologia da Informação. O evento, que é organizado pela Diretoria Sistêmica de Tecnologia da Informação (DSGTI), segue até o dia 28 de setembro.

Além dos servidores do Ifac, o workshop também conta com a presença de profissionais da Universidade Federal do Acre (Ufac), dos Institutos Federais de Rondônia (Ifro) e Amazonas (Ifam), além da Universidade Federal de Rondônia (Unir), do Tribunal de Contas do Estado do Acre e da Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

As palestras, oficinas e mesas redondas são abertas para toda comunidade. Para participar e receber o certificado é preciso se inscrever no site: https://eventos.ifac.edu.br/evento/i-workshop-de-ti-do-ifac/. As inscrições são gratuitas.

Clique aqui e saiba mais informações sobre a programação

Para o diretor sistêmico de TI, Djameson Oliveira, o evento representa um marco para o setor no Ifac. Pela primeira vez, todos os servidores da área se reúnem presencialmente para realizar as atividades e ampliar o processo de capacitação na instituição. “É um evento que foi preparado com muita dedicação para todos os profissionais que atuam na área de Tecnologia da Informação. Ampliamos o convite para outras instituições por entender a importância dos temas que serão trabalhados ao longo dos dias. Que todos possam aproveitar as discussões que serão realizadas no workshop”.

WhatsApp Image 2023-09-26 at 08.55.41.jpeg

Para a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, o I Workshop de Tecnologia da Informação figura como mais um exemplo de crescimento da instituição. “Iniciamos o setor de TI de forma muito tímida, mas ao longo dos anos fomos ampliando as estruturas. Tudo isso foi possível, pois temos profissionais na instituição que sempre reforçaram a necessidade de estruturação desses setores em nossos campi. Hoje temos normativas específicas, além de uma estrutura física e material de referência. Que todos possam aproveitar esse momento de capacitação e ampliar os conhecimentos”.

Anne Camila Knoll, que é coordenadora geral do projeto Sistemas de Contrato e Patrimônio, do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), destacou a importância do evento e a presença dos servidores e demais profissionais da área. A profissional, que também já atuou junto à Rede Federal, no campus Sertãzinho do Instituto Federal de São Paulo (SP), contou um pouco de sua experiência e crescimento na área tecnológica.

WhatsApp Image 2023-09-26 at 09.07.17 (1).jpeg   WhatsApp Image 2023-09-26 at 09.07.17.jpeg

“A bagagem que tenho sobre a área de contratação de TICs, com foco na IN 94/2022, tem como base a minha experiência profissional junto à Rede Federal. Assim como vocês, que são servidores da área de TI, também comecei em um campus, no interior de São Paulo, realizando atividades do nosso dia a dia. Essa vivência me deu oportunidade de entender melhor e me capacitar para hoje integrar a Rede LideraGov. Que vocês possam aproveitar as discussões que serão realizadas ao longo do evento, pois isso é de grande importância para a nossa formação”.

Ao longo da manhã desta terça-feira (26.09), Anne Knoll ministrou a oficina sobre contratação de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação tendo como base a Instrução Normativa nº 94, de 23 de dezembro de 2022, do Ministério da Economia.