PROINP

Incubadora do Ifac recebe visita técnica da Suframa e Idesam

publicado: 19/09/2023 15h48, última modificação: 19/09/2023 15h48
Durante evento empresas incubadas apresentaram seus projetos e equipe conhece o Laboratório IFMaker
Visita à Incubac (1).JPG

Como parte da 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento no Acre, organizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus, a Incubadora de Empreendimentos do Acre (Incubac) recebeu na sexta-feira (15/09), a visita técnica do coordenador geral de gestão tecnológica da Suframa, Rafael Gouveia, e da analista de projetos do Idesam, Tatiane Freitas.

A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, o Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Jefferson Viana, e o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Ubiracy Dantas, acompanharam a visita que teve como objetivo apresentar as instalações físicas, uma etapa do processo de credenciamento junto ao Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) para receber recursos oriundos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus (Lei nº 8.387/1991) e apresentar as startups incubadas.

Visita à Incubac (3).JPG Incubac_startups.jpeg

A equipe conheceu a Incubac, através da Diretora de Diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica, Hérika Montilha, e os projetos incubados apresentados pelos responsáveis das startups. Em seguida, a equipe fez uma visita ao Laboratório IFMaker, que neste ano teve dois projetos aprovados com recursos da Suframa: o projeto de Iniciação Tecnológica “Eu Programo Robôs”, com recursos de R$ 1.296.569,39, apresentado pelo coordenador do laboratório, professor William Maia, além da aprovação do projeto “Mão na massa na indústria 4.0”, com recursos de R$ 747.005,35.

Importância da visita técnica

A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante, deu as boas-vindas à equipe da Suframa e do Idesam e ressaltou o sucesso de captação de recursos e formação de parcerias através da Incubac. “Agradecemos a visita técnica à nossa incubadora e parabenizamos às empresas aqui representadas. Todos estamos envolvidos nesse processo e reafirmamos o compromisso do Ifac em continuar fomentando o empreendedorismo e a inovação, contribuindo para o crescimento econômico e social do Acre”.

O Pró-reitor de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação, Jefferson Viana, destacou a importância da visita a Incubac. “Esta parceria com a Suframa é muito importante, uma vez que estreitamos nossos laços em busca de recursos financeiros para o desenvolvimento dos projetos incubados ligados à inovação e empreendedorismo, através das startups apresentadas neste evento”.

Visita à Incubac (4).JPG Visita à Incubac (5).JPG

O coordenador geral de gestão tecnológica da Suframa, Rafael Gouveia, fez questão de elogiar as instalações da Incubac e destacou o papel da autarquia em administrar os recursos oriundos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus. “Através desses recursos podemos investir em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, como é o caso aqui das startups, que podem captar recursos junto às empresas que tem obrigação de investimento anual para financiar os seus projetos. Nesta visita, além de conhecer os projetos estamos explicando como que funciona todo esse processo e a partir desse credenciamento as startups vinculadas à Incubadora passam a ter acesso a política e pleitear recursos de investimentos anuais”.

A analista de projeto do Idesam, Taiane Freitas, explicou que é importante a visita a Incubadora, pois com o credenciamento a Incubac será a primeira incubadora fora de Manaus. “A gente tem um desafio hoje de descentralizar o investimento de PDI via Lei de Informática e de irradiar para os outros estados da Amazônia Ocidental e Amapá. Então, ter uma incubadora aqui no Acre que tenha projetos, principalmente voltados para a área da Bioeconomia, que é o a nossa temática, é importantíssimo, porque vamos ter oportunidade de investir nesses projetos”.