JIF Norte 2023: estudantes do Ifac conquistam medalhas em cinco modalidades

publicado: 27/09/2023 13h50, última modificação: 28/09/2023 09h38
Mais de 40 discentes representaram a instituição na etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais. sediada pelo Instituto Federal do Amazonas (Ifam)
imagens_materias_capa - 2023-09-27T113552.719.png

Atletismo, futsal, handebol, voleibol e vôlei de areia. Essas foram as cinco modalidades esportivas em que o Instituto Federal do Acre (Ifac) conquistou medalhas, durante a etapa Norte dos Jogos dos Institutos Federais (JIF Norte 2023), este ano sediada pelo Instituto Federal do Amazonas (Ifam). O evento, que aconteceu entre os dias 21 e 26 de setembro, em Manaus (AM), contou com a participação de 41 alunos e alunas dos campi Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e em parceria com institutos federais de todo o país, os JIFs são uma tradicional competição esportiva que busca integrar estudantes e atletas das instituições da Rede Federal, proporcionando troca de ideias e experiências.

Ramíres Alvez, que é aluno do campus Tarauacá e atleta do time de handebol masculino, destacou a emoção do time ter conquistado o 3º lugar na competição regional, após disputa com o Instituto Federal de Rondônia (Ifro). “A sensação é muito boa. O grupo se reuniu e decidiu que ia se empenhar ao máximo para buscar o bronze. Estou feliz com toda a equipe, com o desempenho de todos. É com muita alegria que conseguimos o 3º lugar”.

Outro pódio registrado na tarde desta terça-feira (26.09) foi do time feminino de voleibol. As estudantes do campus Rio Branco garantiram o 3º lugar na competição e trouxeram para o Acre a medalha de bronze.

imagens_materias_capa - 2023-09-27T114014.216.png

Recepção

Com o encerramento do JIF Norte 2023, os times do Ifac chegaram em solo acreano na madrugada desta quarta-feira (27.09), quando foram recepcionados pela equipe da Pró-Reitoria de Extensão. Já no aeroporto, as alunas e alunos puderam compartilhar um pouco da experiência vivenciada durante a competição esportiva.

A expectativa agora é de que os estudantes sigam treinando para participar da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais, que acontece no mês de outubro, em Fortaleza (CE).

Confira abaixo o quadro de medalhas que o Ifac conquistou no JIF Norte 2023:

Futsal masculino – Medalha de Ouro: time formado por estudantes dos campi Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri;

Atletismo masculino (lançamento de disco) – Medalha de Prata: Leonardo Kagy (campus Rio Branco);

Vôlei de areia feminino – Medalha de Bronze: Ana Letícia Sampaio e Raquel Sousa (campus Rio Branco);

Voleibol feminino – Medalha de Bronze: time formado por estudantes dos campi Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira;

Handebol masculino – Medalha de Bronze: time formado por estudantes dos campi Tarauacá e Xapuri.

imagens_materias_capa - 2023-09-27T114004.576.png

imagens_materias_capa - 2023-09-27T114024.988.png