Campus Rio Branco

Servidores do Ifac participam de treinamento de combate a incêndios

publicado: 29/09/2023 17h52, última modificação: 29/09/2023 17h52
Além de professores e técnicos do Campus Rio Branco, os funcionários terceirizados também participaram da ação
treinamento de incendio crb (4).jpg

O Ifac Campus Rio Branco realizou um treinamento prático de prevenção e combate a incêndios com participação de cerca de 20 servidores entre docentes e técnicos, além de funcionários terceirizados. A ação foi promovida pela Direção de Administração da unidade (Dirai/CRB) no dia 13 de setembro.

O objetivo do treinamento foi preparar os trabalhadores do campus para atuar em possíveis incidentes, visando a segurança de toda a comunidade acadêmica.

A capacitação teve uma aula teórica em sala de aula, onde os participantes conheceram histórico e conceitos de fogo e incêndio, os maiores incêndios do Brasil, causas de incêndios, constituição do fogo, meios de propagação do calor, métodos de extinção do fogo, classes do fogo, extintores de incêndio, procedimentos de prevenção a incêndios, procedimentos de prevenção na cozinha e treinamento prático de uso do hidrante.

treinamento de incendio crb (1).jpeg

A parte prática foi realizada no Bloco C e na área aberta entre o Bloco C e a quadra. Após a instrução, os participantes voltaram aos seus setores e participaram de uma simulação, momento em que foi acionado o alarme e todos puderam pôr em prática os conhecimentos adquiridos quanto ao uso do hidrante.

O treinamento foi ministrado pelo professor Benedito Cláudio Belon, que é engenheiro de segurança do trabalho e já atuou como bombeiro. O professor é responsável pela disciplina de Prevenção e Combate a Sinistros, no Curso Técnico em Segurança do Trabalho.

Ao final do treinamento, o professor Belon parabenizou os participantes, destacando o fato de ter sido a primeira vez que tiveram contato com aqueles conhecimentos.

treinamento de incendio crb (2).jpeg

Para o diretor de Administração do CRB, Wanderley Pereira da Silva, “O treinamento foi muito proveitoso, pois agora sabemos o que fazer diante de uma situação de risco com fogo. O conhecimento adquirido pelos participantes pode evitar que coisas piores aconteçam.”

A servidora Liliana Lima Rodrigues participou do treinamento e também elogiou a ação. “O treinamento foi ótimo! Parabenizo a iniciativa de tratar deste tema tão relevante para nossa segurança, a parceria da Dirai com os docentes do curso Técnico em Segurança do Trabalho e a metodologia utilizada pelo professor Belon.”

Coordenadora do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne/CRB), a servidora Katia Simone de Lima Moreira, contou que ficou feliz por ter participado do primeiro treinamento da brigada de incêndio no campus.

“Estou ansiosa pelas próximas etapas e reconheço a importância vital desta iniciativa para garantir a segurança e prevenir acidentes em nosso ambiente. Acredito que essa experiência tenha sido valiosa para todos os participantes e trará grandes benefícios para a comunidade do campus. Quero expressar minha gratidão aos organizadores e ao nosso instrutor por promoverem essa ação tão significativa”, destacou.

treinamento de incendio crb (3).jpg

O diretor geral do Campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza, afirmou que o treinamento de combate e prevenção de incêndio é uma demanda antiga na unidade e que a gestão já tinha tentado implementar antes. “Estamos muito felizes em poder realizar essa atividade, principalmente sob orientação do professor Benedito Belon, da área de Segurança do Trabalho, e que possui muita experiência nessa área. Foi um momento ímpar, onde o professor pôde aplicar junto aos servidores os vários conhecimentos que já trabalha com nossos alunos, ampliando o horizonte de conhecimento destes, além de garantir um pouco mais de segurança aos nossos servidores”, concluiu.

Em outubro será ministrado o próximo módulo do treinamento, com instrução de primeiros socorros, ministrado pela professora e enfermeira do trabalho Emanuela Santos. Em novembro será feito o treinamento com uso de extintores, ministrado pelo professor Belon.

Com fotos e informações do Campus Rio Branco

registrado em: