Campus Baixada do Sol

Novo campus do Ifac poderá atender mais de 1,4 mil estudantes

publicado: 10/04/2024 14h15, última modificação: 10/04/2024 14h15
A inauguração do novo campus Baixada do Sol (Transacreana) acontece nesta sexta-feira (12.04)
imagens_materias_capa - 2024-04-10T121222.734.png

O novo campus do Instituto Federal do Acre (Ifac), que será inaugurado nesta sexta-feira (12.04), poderá atender mais de 1,4 mil estudantes. A unidade, que está localizada na região da Transacreana, soma cerca de 450 hectares e já recebeu mais de R$ 7 milhões em investimentos para reformas e construção de novos espaços.

É neste novo local que serão realizadas as atividades educacionais do antigo campus Baixada do Sol, que funcionava no bairro Aeroporto Velho, em Rio Branco. Na nova unidade, além das salas de aulas, os alunos e alunas vão contar laboratórios, refeitório, biblioteca, auditório, quadra poliesportiva, além de diversas áreas para realização de pesquisas científicas e atividades práticas.

DSC_0018.JPG   DSC_0033.JPG

Historicamente, o campus Baixada do Sol iniciou suas atividades no ano de 2012, funcionando de forma provisória nos espaços do campus Rio Branco, localizado no bairro Xavier Maia. Na época, foram iniciadas as primeiras turmas dos cursos técnicos em Edificações e Aquicultura.

Em 2014, o campus Baixada do Sol foi transferido para o bairro Aeroporto Velho, após o Governo do Estado ceder uma área para construção provisória da unidade educacional. O local atendia a comunidade de 15 bairros de Rio Branco, com a oferta de cursos técnicos e pós-graduação.

DSC_0046.JPG   DSC_0051.JPG

No ano de 2018, por meio de cessão autorizada pelo Governo do Estado, através do Instituto Dom Moacyr Grecchi, o Ifac recebeu a antiga Escola da Floresta, localizada na Rodovia Tranasacrena, para implantação definitiva da sede do campus Baixada do Sol.

Com a mudança para o novo espaço, o campus Baixada do Sol passa a ser a maior unidade agrícola da Rede Federal na Região Norte, atendendo a maior área produtiva rural do Acre, onde residem mais de 10 mil famílias.

Atualmente, o campus do Instituto Federal do Acre localizado na Transacreana oferta cursos técnicos nas áreas de Alimentos, Agroecologia e em Recursos Pesqueiros, curso superior em Gestão do Agronegócio, e pós-graduação em Agricultura Familiar.

WhatsApp Image 2024-04-10 at 10.48.41.jpeg   WhatsApp Image 2024-04-10 at 10.48.17.jpeg

Inauguração do novo campus Baixada do Sol (Transacreana)
Data: 12 de abril (sexta-feira)
Local: Campus Baixada do Sol - Transacreana (Rodovia AC-90, Km 20 - Rio Branco)