ProfNIT

Aula sobre propriedade intelectual marca início de atividades em curso de mestrado no Ifac

publicado: 26/02/2024 14h15, última modificação: 26/02/2024 14h15
Os estudantes que participaram da atividade integram o Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação
imagens_materias_capa - 2024-02-26T121251.784.png

Os novos estudantes do curso de mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (ProfNIT), do Instituto Federal do Acre (Ifac), participaram de aula magna com a docente Sonia Marise Salles de Carvalho, da Universidade de Brasília (UnB). O encontro, aconteceu no campus Rio Branco, no último dia 22 de fevereiro e marcou o início das atividades acadêmicas de 2024.

O conteúdo ministrado durante a atividade abordou o “Sentido da propriedade intelectual, transferência de tecnologia e inovação para a prosperidade do Acre”. A docente, que também integra o curso de mestrado ProfNIT na UnB, atua com pesquisas nas áreas de educação empreendedora, modelo de negócios, economia solidária, negócios de impacto social e ambiental, e ainda tecnologia social.

Também participaram da aula magna, a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proinp), Hérika Fernanda Montilha Satrapa, o diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/Ifac), Fábio Soares Pereira, o diretor geral do campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza, e o coordenador do ProfNIT/Ifac, Genildo Cavalcante Ferreira Junior.

imagens_materias_capa - 2024-02-26T121455.941.png   imagens_materias_capa - 2024-02-26T121445.177.png

Conforme explica o docente Genildo Cavalcante, junto ao Ifac, o programa tem como foco a formação de profissionais para atuação nos ambientes e instituições que compreendam o ecossistema de inovação do Acre.

O ProfNIT é um curso de mestrado profissional ofertado em rede, que tem como proposta o aprimoramento da formação de profissionais para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) ou nos ambientes promotores de inovação dos diversos setores acadêmicos, empresariais, governamentais, e em outras instâncias do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

No país, o ProfNIT está presente em 26 estados brasileiros, tendo 38 universidades e institutos federais como ponto de oferta de aulas. Somando mais de 1,4 mil estudantes em curso e cerca de 500 professores vinculados, o programa já qualificou mais de 150 profissionais.