Ifac inicia ações para cadastramento de estudantes no Pé-de-Meia

publicado: 22/02/2024 12h50, última modificação: 23/02/2024 09h31
O programa do Governo Federal prevê o pagamento de incentivos anuais de até R$ 3 mil por estudante; ao final do ensino médio, o benefício pode chegar até R$ 9,2 mil
imagens_materias_capa - 2024-02-09T075234.918.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio dos Núcleos de Assistência ao Estudante (Naes), já iniciou as atividades para realização do cadastramento dos alunos e alunas que serão contemplados com o programa nacional Pé-de-Meia.

Na última sexta-feira (16.02), o Ifac assinou o termo de compromisso, integrando as mais de 100 instituições de educação pública do país que já aderiram ao programa do Governo Federal.

O Pé-de-Meia, que é uma ação coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), tem como proposta o pagamento de incentivos anuais, que podem chegar a R$ 3 mil por estudante. Os beneficiários, ao final do ensino médio, poderão receber um total de até R$ 9,2 mil.

Conforme orientações repassadas pelo MEC, os estudantes não precisam realizar inscrição, ou encaminhar qualquer documentação. Todas as ações referentes ao Pé-de-Meia estão sendo feitas pelas escolas e institutos, com base nas informações que as unidades já possuem de cada estudante devido a matrícula escolar.

De acordo com os critérios apresentados pelo Ministério, no Ifac serão beneficiados com o Pé-de-Meia os discentes que estão matriculados em cursos técnicos integrados (1º, 2º e 3º anos), que possuam CPF e tenham entre 14 e 24 anos, e a família esteja inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal.

Para que os valores sejam repassados, é necessário que o estudante esteja matriculado, tenha frequência nas aulas, conclua regularmente o ano letivo e ao final do ensino médio participe do Enem.

Estudantes que tenham dúvidas sobre o programa Pé-de-Meia podem entrar em contato pelo Fale Conosco do MEC, pelo telefone 0800 616161 ou pelo portal de atendimento, por meio da opção 7. No item Perguntas Frequentes, do site do Ministério da Educação, também é possível saber mais informações.