Ifac inicia aulas do programa Mulheres Mil em Rio Branco

publicado: 19/02/2024 13h59, última modificação: 19/02/2024 13h59
As atividades aconteceram na manhã desta segunda-feira (19.02), com a realização de palestra sobre empoderamento e representatividade
imagens_materias_capa - 2024-02-19T114844.556.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) deu início às aulas do programa nacional Mulheres Mil, na manhã desta segunda-feira (19.02), em Rio Branco. A atividade foi marcada pela palestra "Empoderamento e representatividade: desbravando caminhos e construindo juntas", ministrada pela docente Tânia Gomes Façanha. O Ifac é a instituição responsável por coordenar o Mulheres Mil, juntamente com a parceria da prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Sasdh).

Clique aqui e acesse as fotos da aula inaugural do programa Mulheres Mil

Ao todo, 120 mulheres que são atendidas pela Casa Rosa Mulher e Centros de Referência de Assistência Social (Cras) foram contempladas para as primeiras turmas dos cursos gratuitos. As formações são nas áreas de assistente em recursos humanos, operadora de supermercado e microempreendedora individual.  A expectativa é de que ao longo de 2024, cerca de 480 mulheres sejam atendidas na capital acreana.

programa nacional Mulheres Mil tem como foco a capacitação de mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Coordenado nacionalmente pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), o programa oferta cursos de formação inicial e continuada, como também qualificação profissional e tecnológica, por meio de instituições públicas de educação em todo o país.

Os cursos do programa Mulheres Mil também terão início em Cruzeiro do Sul, nesta segunda-feira, a partir das 14h. O acolhimento acontecerá na Escola Municipal Oswaldo de Albuquerque. No município do Juruá serão mais de 200 mulheres atendidas, durante este ano, por meio de cursos gratuitos nas áreas de assistente administrativo e operadora de caixa.

DSC_0016.JPG

Nicole Melo de Oliveira, que é aluna do curso de Assistente em Recursos Humanos, acredita que sua participação no Mulheres Mil representa uma oportunidade. “Fiz a inscrição incentivada pela minha irmã e acredito que essa formação será uma oportunidade para mim”.

Para reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, a oferta de cursos por meio do programa Mulheres Mil se une ao compromisso da instituição em ampliar os acessos da população à formação profissional. “É cada vez mais importante que mulheres ocupem os espaços da sociedade e tenham oportunidades de se capacitar. Tendo acesso à educação podemos alcançar o que quisermos. Que os cursos ofertados pelo Ifac, junto ao Mulheres Mil, sejam um novo caminho para capacitação e oportunidades”.

DSC_0094.JPG    DSC_0085.JPG

A adesão do Ifac ao programa Mulheres Mil foi realizada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Ao todo, são mais de R$ 1,6 milhões em investimentos. “É por meio desse recurso federal que chegaremos a oferta de mais de mil vagas em cursos profissionalizantes, para todos os municípios em que o Ifac se faz presente. A dedicação de cada mulher que já integra e irá integrar esse programa faz com que o Ifac siga ampliando as ações e parcerias com foco na educação”, ressaltou o pró-reitor de Extensão, Fábio Storch de Oliveira.

A aula inaugural também contou com a participação da secretária municipal de Assistência Social e de Direitos Humanos, Suellen Araújo da Silva, que representou o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, da diretora de Direitos Humanos da Sasdh, Rila Freze, da diretora da Casa Rosa Mulher, Danielle da Silva Santana, e da vereadora Lene Petecão.

DSC_0049.JPG    DSC_0037.JPG

“É sempre uma honra estar com o Ifac em parcerias que prezam pela educação. O programa Mulheres Mil em Rio Branco é um incentivo para que cada vez mais as mulheres percebam oportunidades e incentivem outras para uma vida melhor. Que todas as participantes sejam multiplicadoras de boas informações e espelho para outras mulheres”, ressaltou Suellen Silva.

Para Rila Freze a aula inaugural do Mulheres Mil representa a concretização de um sonho construído em conjunto com o Ifac. “O nosso propósito sempre foi buscar contemplar todas as mulheres, a partir de um olhar humanizado e multiplicador. É sempre um privilégio estarmos junto com o Ifac em ações que prezam pelos direitos humanos e a educação”.

DSC_0024.JPG

Danielle Santana, diretora da Casa Rosa Mulher, também enfatizou a parceria com o Instituto Federal do Acre. “Estamos de portas abertas para o Ifac para novas parcerias sejam ofertadas às mulheres que são atendidas pela Casa Rosa. Tenho certeza que cada mulher aqui presente dará o seu melhor ao longo de cada curso”.

Além de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, por meio do Ifac, o programa Mulheres Mil também ofertará cursos nos municípios de Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri. A expectativa é de que os editais sejam abertos em breve.

Fotos: Luciano Cezário/Ifac