Ifac inicia primeira turma de especialização em EJA integrada à EPT

publicado: 21/02/2024 19h48, última modificação: 21/02/2024 19h48
Aula inaugural foi realizada na terça-feira, 20, em Rio Branco e contou com a presença de gestores do Ifac, autoridades do governo e alunos do curso
eja-ept (1).JPG

O Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou nesta terça-feira, 20 de fevereiro, a aula inaugural do curso de pós-graduação lato sensu em Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica. A cerimônia ocorreu no auditório da reitoria do Instituto e contou com a presença de gestores do Ifac, autoridades do governo e dos alunos do curso. O evento foi transmitido pela internet no canal @creadifac no Youtube.

Na abertura do evento, a coordenadora do curso, Maria Ivanilda Souza da Silva falou sobre sua experiência com a EJA e a importância da metodologia utilizada pelos professores na sala de aula, considerando as particularidades do público atendido pela EJA.

“Não temos que ter só a preocupação de passar determinado conteúdo, mas como a gente vai trabalhar esse conteúdo é que é a grande questão. E o aluno de EJA precisa desse olhar cuidadoso do professor, então a especialização é uma oportunidade para que nós possamos nos preparar para atender as necessidades desse educando.”

O secretário adjunto de Estado de Educação, Cultura e Esportes, Sebastião Flores da Silva falou sobre o trabalho que o governo vem fazendo na educação de jovens e adultos e dos desafios dos professores que trabalham com este público.

A pró-reitora de Ensino, Carmem Paola Alvarez, desejou sucesso aos alunos do curso e que “saiam desta turma muitas propostas que nos conduzam a um caminho cada vez mais assertivo na execução das políticas de educação para jovens e adultos. Que possamos colher muitos frutos que possam contribuir para, mais adiante, tenhamos cada vez mais cursos de EJA adequados a nossa realidade e cada vez melhores para que possamos transformar a vida dessas pessoas.”

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, destacou a importância da qualificação dos profissionais da educação de jovens e adultos e falou do papel dos gestores públicos na luta por mais políticas para a educação.

“A gente precisa se capacitar, sabemos todas as dificuldades como a distância, o tempo fora da sala de aula, a condição financeira, pouco estudo nas tecnologias para o EJA. Então temos que trabalhar políticas para a nossa formação, para que a gente esteja atualizado, capacitado e que isso chegue muito bem na ponta.”

Ela também apontou a parceria com o governo do estado como essencial para o atendimento das demandas na educação da população.

Após a cerimônia de abertura, o professor Nilton Carlos da Silva Teixeira ministrou a palestra com o tema: “Os sujeitos da EJA: o perfil do docente e do estudante da educação de jovens e adultos”. O professor atua na área da EJA e coordena o Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos do Amazonas.

Sobre o curso de pós-graduação - O curso faz parte do Programa EJA Integrada à EPT, que é vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e terá sua primeira oferta no Acre por meio do Ifac Campus Rio Branco. O programa EJA-EPT tem como principal objetivo a formação continuada de profissionais que já atuam, ou que pretendem atuar, na educação de jovens e adultos, prioritariamente de forma articulada com a educação profissional e tecnológica.

A primeira turma do curso é composta de profissionais da educação, docentes e não-docentes, vinculados à rede estadual de educação (SEE/AC) ou ao Ifac, que atuam na Educação Básica, especialmente nos cursos de EJA ou na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

As aulas serão realizadas na modalidade a distância (EaD), sem a realização de encontros presenciais. A carga horária total do curso é de 360 horas, totalizando 12 meses. Ao final, o estudante deve apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Fotos: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=ifacoficial&set=a.793846439431408

registrado em: