Jornadas pedagógicas no Ifac dão início ao ano letivo de 2024

publicado: 02/02/2024 11h54, última modificação: 02/02/2024 11h54
As atividades estão sendo realizadas em todos os campi e são um preparativo para receber os estudantes
imagens_materias_capa - 2024-02-02T095147.367.png

Como forma de iniciar o ano letivo, docentes e técnicos administrativos do Instituto Federal do Acre (Ifac) participam das Jornadas Pedagógicas. As atividades, que antecedem o início das aulas para os estudantes, é uma forma da instituição se preparar para o que será realizado ao longo dos semestres, como também avaliar as ações desenvolvidas no ano anterior.

Em cada campus do Ifac, a Jornada Pedagógica acontece de maneira distinta, sempre adequada à realidade educacional e vivenciada na unidade.

No campus Sena Madureira, as atividades tiveram início no dia 01 de fevereiro. Além dos momentos de planejamento, os professores e técnicos administrativos vão contar com palestras sobre saúde mental, produção de recursos educacionais, processos de ensino aprendizagem e atuação docente.

Já no campus Tarauacá, os servidores iniciaram a Jornada Pedagógica nesta quinta-feira (01.02) e seguem com as atividades até o dia 05 de janeiro. Além de momentos para elaboração de planos de ensino por áreas e orientações para acesso aos sistemas acadêmicos, professores e técnicos administrativos também participarão de oficinas para produção de aulas voltadas à Educação a Distância, como também de palestras sobre saúde física e mental.

No campus Rio Branco, a Jornada Pedagógica trouxe a temática “Educação em ação: planejar hoje, acolher sempre, avaliar com propósito”. As atividades, que também começaram no dia 01 de fevereiro, estão sendo realizadas em formato digital e online.

WhatsApp Image 2024-02-01 at 09.21.37.jpeg

Dentre as palestras realizadas está a ministrada pelo professor Francisco Heliton do Nascimento e as docentes Talita Cavalcante Ribeiro Souza e Kátia Simone de Lima Moreira, sobre “Avaliação na Educação Profissional, Científica e Tecnológica numa Perspectiva formativa e inclusiva”. Também estão sendo desenvolvidas atividades sobre inteligência artificial, técnicas de ensino, atuação docente e sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Para a coordenadora técnico-pedagógica do campus Rio Branco, Raimara Souza, a jornada pedagógica é um momento de promoção de discussões e aprendizados. “Ao longo dos três dias queremos compartilhar conhecimentos e fortalecer laços. É um momento em que buscamos contribuir para o desenvolvimento profissional, mas também para o fortalecimento pessoal e coletivo”.

De acordo com a docente Lucilene Acácio, a jornada pedagógica também configura como “um momento de reflexão sobre aspectos da prática e do trabalho docente. Entendo a Jornada Pedagógica como um momento privilegiado de encontros e aprendizagens”.

No campus Baixada do Sol, as atividades da Jornada Pedagógica terão início na próxima terça-feira (06.02) e seguem até o dia 08 de janeiro. As ações serão realizadas na nova sede da unidade, localizada na região da Transacreana.

Acesse abaixo os calendários acadêmicos de 2024:

Campus Baixada do Sol

Campus Rio Branco