Nota em apoio à reestruturação da carreira TAE

publicado: 22/02/2024 10h58, última modificação: 22/02/2024 11h27
a5774353-6032-4516-ac6a-002943c35f71.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) vem a público manifestar seu apoio ao movimento nacional pela reestruturação da carreira dos servidores Técnicos-Administrativos em Educação (TAE), das Instituições Federais de Ensino.

Criado em janeiro de 2005, por meio da Lei 11.091, o Plano de Carreira dos Cargos TAE foi um marco para os profissionais. Porém, próximo a completar 20 anos, desafios ainda precisam ser superados. Exemplo disso, é a ausência de reajuste salarial que já soma perdas de quase 40%.

As mudanças nas dinâmicas de trabalho ocorridas ao longo dos anos também reforçam a necessidade de uma reestruturação para que sejam asseguradas melhores condições profissionais e sociais aos Técnicos-Administrativos em Educação.

A valorização da carreira PCCTAE e o reconhecimento do trabalho desenvolvido por estes profissionais é essencial para a promoção de uma educação de qualidade. O Ifac, enquanto instituição da Rede Federal, segue comprometido com as ações que prezam por avanços e melhorias.

Assim, para que a Rede Federal de Educação siga em desenvolvimento contínuo, ofertando educação pública, de qualidade e inclusiva, se faz urgente a reestruturação da carreira PCCTAE.

Rio Branco (AC), 22 de fevereiro de 2024
Instituto Federal do Acre