Notícias

Conif

“Desafios e aprendizados”: nova presidência do Conif se prepara para 2024

publicado: 06/03/2024 18h10, última modificação: 06/03/2024 18h10
Posse da nova presidência do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) ocorreu na noite desta terça-feira (5/3) em Brasília.
Conif_nova presidência (2).jpg

"Será um ano de grandes aprendizados e desafios. Ao assumirmos a responsabilidade de conduzir o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, neste ano, nos tornamos responsáveis diretos pelo fortalecimento e integração de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica". Foi essa a tônica dada pelo presidente empossado na gestão de 2024 do Conselho e reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Elias Monteiro.

A cerimônia que o conduziu ao cargo ocorreu na noite da terça-feira (5/3), em Brasília, e foi transmitida ao vivo no canal do Conif no YouTube. O encontro reuniu dirigentes da Rede Federal, parlamentares, representantes do Governo Federal e outras pessoas ligadas à área da Educação no restaurante Coco Bambu, às margens do Lago Paranoá, em Brasília. A posse da nova presidência também marcou o início das comemorações pelos 15 anos do Conif, que serão celebrados no dia 23 de março.

Elias Monteiro abriu seu discurso com uma menção à Cora Coralina, sua conterrânea. “‘Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina’. Por meio dessa troca de saberes, meus colegas e eu reforçamos nossa disposição, dedicação e compromisso com todas as pessoas que fazem a Rede Federal: gestores, servidores, estudantes e famílias, para que possamos alçar voos ainda maiores. Convido a todas e todos para também fazerem parte dessa gestão e nos auxiliarem na construção de uma Rede ainda mais notável”.

Conif_nova presidência (1).jpg

Além de Elias, irá compor a gestão 2024 do Conif o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes, que assume a vice-presidência de Relações Parlamentares; o reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Jaime Alves, que será responsável pela vice-presidência de Administração; além dos reitores Rafael Almada, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), e Júlio Heck, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que ocuparão as vice-presidências de Relações Institucionais e Assuntos Acadêmicos, respectivamente.

O coordenador-geral de Planejamento e Gestão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Alexandre Vidor, representou a pasta durante a solenidade. Em sua fala, ele destacou a importância do trabalho de interlocução que o Conselho tem realizado com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

A reitora do ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, participou da solenidade, que faz parte da 131ª Reunião Ordinária do Conif.

Despedida - A solenidade de posse também marcou o fim da gestão da reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Leopoldina Veras, que esteve à frente do Conif em 2023. A dirigente foi a responsável por conduzir a nova presidência ao cargo durante a cerimônia.

“Meu pedido é para que a nova diretoria e os reitores que permanecerão sigam na luta. Esse trabalho é extraordinário, precisa da nossa disposição. Sigam firmes e fortes nessa empreitada. São muitos que esperam de pessoas como nós. São crianças, adolescentes, jovens e adultos. São professores que precisam ser formados para que a gente faça uma educação básica de qualidade. Não se trilha esse caminho sozinho. A representação que temos aqui, nesse ambiente, diz sobre cada um e cada uma de vocês”, afirmou Leopoldina.

Com informações da Assessoria de Comunicação Conif (Texto: Marina Oliveira/Revisão: Marcus Fogaça/Foto: Moacir Evangelista)