Campus Baixada do Sol

Campus Baixada do Sol recebe pais, estudantes e representantes escolares da Transacreana

publicado: 15/01/2024 14h53, última modificação: 16/01/2024 10h39
A reunião aconteceu nesta segunda-feira (15.01) e os participantes puderam conhecer as instalações e novos cursos da instituição
imagens_materias_capa - 2024-01-16T083737.116.png

Com foco em ampliar a integração da comunidade com o Instituto Federal do Acre (Ifac), o campus Baixada do Sol recebeu, nesta segunda-feira (15.01), pais, estudantes e representantes da comunidade escolar de quatro instituições estaduais da região da Transacreana. O encontro teve como objetivo apresentar a instituição e também os cursos técnicos que já começam a ser ofertados na unidade em 2024.

A reunião ainda contou com a presença do secretário-adjunto estadual de Educação, Sebastião Flores, representando o secretário Aberson Carvalho, da deputada federal Socorro Neri da reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, e também do diretor geral do campus Baixada do Sol, Mario Jorge Fadell.

“Chegamos em um importante momento para o nosso campus, pois iremos iniciar as atividades escolares em nossa nova estrutura que, futuramente, se chamará Campus Agrícola Transacreana. Hoje, nos reunimos com vocês para reforçar nosso compromisso com a educação para a região e também para tirar todas as dúvidas sobre matrículas, os nossos cursos e toda estrutura que será destinada aos nossos futuros alunos”, explicou Fadell.

Localizado na antiga Escola da Floresta (Rodovia Transacreana), o campus Baixada do Sol conta com mais de 450 hectares e já recebeu cerca de R$ 7 milhões em investimentos. Além de salas de aula, o espaço possui auditório, laboratórios, refeitório, biblioteca, quadra poliesportiva, estacionamento e diversas áreas destinadas para pesquisas científicas e atividades práticas.

Nos próximos meses, a unidade abre as portas para os primeiros alunos dos cursos técnicos integrados em Alimentos e Recursos Pesqueiros, além de estudantes de cursos técnicos subsequentes e pós-graduação.

WhatsApp Image 2024-01-15 at 12.50.18 (1).jpeg

“Temos trabalhado ao longo dos últimos anos com foco em transforar a antiga escola da Floresta em um espaço múltiplo de educação para a comunidade. Queremos que cada vez mais vocês possam estar próximos do Ifac. Entendemos a importância de termos uma unidade da Rede Federal na região da Transacreana, pois dessa forma iremos ofertar oportunidades a todos aqueles que desejarem fazer parte do Ifac”, ressaltou a reitora do Ifac.

De acordo com o secretário-adjunto estadual de Educação, Sebastião Flores, ter uma unidade do Ifac na região da Transacreana contribui para que os estudantes tenham uma educação ampliada. “Estamos aqui para reafirmar nosso compromisso com o Ifac e auxiliar aqueles estudantes que tenham interesse em ingressar no Instituto Federal. É importante que a comunidade perceba a oportunidade de realizar um curso técnico e chegar até a pós-graduação, sem precisar se deslocar da região em que reside”.

WhatsApp Image 2024-01-15 at 12.50.18 (2).jpeg    WhatsApp Image 2024-01-15 at 12.50.17.jpeg

Para a deputada federal Socorro Nery, que também participou do encontro, a educação é um caminho importante para o futuro. “O que nos impulsiona para o futuro é a educação, assim como também sabermos o caminho que queremos seguir e as decisões que tomamos ao logo dessa jornada. E estudar em uma unidade do Ifac é compreender as oportunidades que poderão ser alcançadas pela educação”.

Após a apresentação dos cursos, os pais e estudantes puderam conheceram os espaços escolares do campus Baixada do Sol, como também tirar dúvidas sobre o processo de matrícula, transporte, alimentação e benefícios estudantis ofertados pela instituição.

Ainda participaram do encontro, a pró-reitora do Ensino, Paola Alvarez, o pró-reitor de Administração, Claudemir Nascimento, e o diretor de Ensino do campus Baixada do Sol, Paulo Matsunaga, e a diretora de Ensino Médio da SEE, Dani.