Campus Rio Branco

Evento sobre Educação em Ciências e Matemática recebe docentes da Unicamp e Unifesp

publicado: 11/01/2024 11h55, última modificação: 11/01/2024 11h55
Atividades fizeram parte da II Jornada Formativa, organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores que Ensinam Ciências e Matemática
imagens_materias_capa - 2024-01-11T094858.815.png

Com o intuito de ampliar os conhecimentos de docentes nas áreas de Ciências e Matemática, o Instituto Federal do Acre, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores que Ensinam Ciências e Matemática (Forprocim), realizou a II Jornada Formativa sobre Educação em Ciências e Matemática.

O evento, que aconteceu em novembro do ano passado, contou com a participação de servidores, pesquisadores e estudantes das áreas, como também recebeu os professores Dario Fiorentini e Luciane de Fátima Bertini, das Universidades Estadual de Campinas (Unicamp) e Federal de São Paulo (Unifesp).

imagens_materias_capa - 2024-01-11T094911.377.png

“O evento buscou articular o que os estudantes de licenciaturas estão aprendendo em formação com o que deverão atuar na escola. Ter pesquisadores doutores, como a professora Luciane Bertini e o docente Dario Fiorentini foi uma experiência incrível em nossa formação, pois para nós, que já somos professores formadores, foi possível renovar as nossas expectativas, além de trazermos elementos fundamentais para nosso campo de atuação”, destacou Paulo José dos Santos Pereira, coordenador da II Jornada Formativa.

Para Salete Almeida, que é acadêmica do Ifac, a Jornada Formativa foi um momento especial para sua formação. “Me senti extremamente feliz por ter participado na leitura e entrega de uma placa de homenagem ao coordenador do evento. As palestras possibilitaram oportunidades de acesso ao conhecimento e saberes profissionais para minha formação”.

imagens_materias_capa - 2024-01-11T094941.321.png    imagens_materias_capa - 2024-01-11T094949.535.png

O evento, que também contou com atividades na sede da Associação de Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac), abordou temáticas envolvendo as áreas de matemática, o processo de ensino, livros didáticos, saber profissional docente, estágio curricular, formação de professores e história da educação matemática. “Ao final de cada atividade tivemos momentos de esclarecimento de dúvidas e compartilhamento de conhecimentos, o que tornou o evento ainda mais amplo”, explicou Paulo José.

Além das palestras, o evento ainda contou com um momento dedicado à prática do estágio supervisionado na formação de professores. Como parte do encerramento, palestrantes e representantes das instituições parceiras receberam placas de homenagem e troféus.

Para a docente Luciane Bertini, a participação na II Jornada Formativa contribuiu para ampliar as discussões sobre os saberes profissionais para ensinar matemática. “São conhecimentos que têm uma contribuição tanto para as pesquisas da área da Educação Matemática, quanto para a formação de professores. Nesse sentido, essas discussões nos ajudam a pensar em como o professor que ensina Matemática tem saberes próprios, que também vão fazer parte de sua prática em sala de aula e desenvolvimento”.

imagens_materias_capa - 2024-01-11T094929.876.png

Já para o professor Dario Fiorentini, o evento realizado em Rio Branco contou como possibilidade de apresentar mais informações sobre os tipos de saberes envolvendo a área matemática. “Temos dois tipos de saberes: o primeiro é responsável pelo conhecimento do campo disciplina matemático, que está relacionado àquilo que o professor tem que ensinar. Já o outro saber está vinculado ao campo pedagógico na formação de professores. Ou seja, o saber para ensinar Matemática é responsável por aquilo que envolve o conhecimento dos porquês e os problemas de como ensinar essa área. São conhecimentos que nos ajudam a compreender melhor as ideias da profissão docente.

imagens_materias_capa - 2024-01-11T094920.592.png

A II Jornada Formativa sobre Educação em Ciências e Matemática contou ainda com apoio institucional da Reitoria, Pró-Reitorias, Diretorias Sistêmicas de Gestão de Pessoas e Comunicação, como também do Centro de Referência em Educação a Distância (Cread). O evento também recebeu apoio do campus Rio Branco, do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional Acre (SBEM-AC), e ainda de professores e estudantes da Ufac e Ifac.