Incubac

Startups incubadas pelo Ifac vencem programa Inova Amazônia

publicado: 31/01/2024 14h05, última modificação: 01/02/2024 12h51
A premiação aconteceu no dia 29 de janeiro, em Rio Branco; os vencedores receberam entre R$ 30 mil e R$ 10 mil pelos 1º, 2º e 3º lugar
imagens_materias_capa - 2024-01-31T120152.454.png

Três startups incubadas pelo Instituto Federal do Acre (Ifac) foram vencedoras do DemoDay Inova Amazônia, realizado pelo Sebrae Acre, no último dia 29 de janeiro. Altaneira Piscicultura, Cicapet e Nexplas foram os empreendimentos que alcançaram os 1º, 2º e 3º lugar da competição, garantindo as premiações de R$ 30 mil, R$ 20 mil e R$ 10 mil.

Atualmente, a Incubadora de Empreendimentos do Ifac (Incubac) é a única incubadora do Acre. Junto ao Ifac são cinco polos, que estão localizados nos municípios de Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri. As unidades têm o objetivo de estimular a criação e desenvolvimento de novos negócios geradores de impacto social e/ou ambiental, a partir de produtos/serviços inovadores voltados para o desenvolvimento regional.

A startup Altaneira Piscicultura, representada pelo estudante Eduardo Félix, conquistou o topo do pódio do Inova Amazônia. De acordo com o jovem, o empreendimento vem sendo acompanhado pela Incubac desde o ano de 2023.

“Esse prêmio tem um valor muito maior que o dinheiro. Na verdade, ele demonstra que estamos no caminho certo. O trabalho realizado pela Incubac tem nos ajudado a remodelar o negócio. Além disso, os professores do Núcleo de Inovação Tecnológica do Ifac têm nos auxiliado nesse processo de validação, que é a garantia de aceitação junto ao mercado. O fato de estarmos incubados em um Instituto de Ciência e Tecnologia nos dá a oportunidade de desenvolver a pesquisa em laboratórios e demais estruturas necessárias para o negócio”, destacou Eduardo Félix.

WhatsApp Image 2024-01-30 at 12.11.16 (1).jpeg

Conforme explica o jovem, a startup Altaneira Piscicultura tem como foco o melhoramento da produção de pescados no Acre, a partir da criação de um gerador de ozônio automatizado. O equipamento, além de eliminar bactérias e retirar metais pesados presentes na água, contribui no aumento da produção de peixes em 10 vezes mais, além de trazer uma economia de milhões de litros de água.

“Nossa ideia é ganhar um mercado muito maior. Temos notícias de peixes morrendo, contaminados e novos parasitas sendo descobertos. Com a nossa proposta, queremos trazer qualidade de vida para as pessoas, por meio de uma produção de carne muito mais saudável e limpa, livre de metais pesados, vírus e bactérias”, afirmou Eduardo Félix.

WhatsApp Image 2024-01-30 at 12.11.19.jpeg    WhatsApp Image 2024-01-30 at 12.11.19 (1).jpeg

A startup Cicapet, que também é incubada pelo Ifac, venceu o 2º lugar da competição. O empreendimento tem como propósito a fabricação de preparações farmacêuticas para animais domésticos, com foco na cicatrização e sem agredir a pele do animal.

Já a Nexplas, incubada pelo Ifac desde 2022, alcançou o 3º lugar. A startup atua a partir da nanotecnologia no desenvolvimento de material plástico biodegradável e com insumos amazônicos.

O Programa Inova Amazônia é uma ação com foco em fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia, que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônia.

WhatsApp Image 2024-01-30 at 12.11.16.jpeg

Além das três startups incubadas pelo Ifac que foram vencedoras do Inova Amazônia, outros 27 negócios acreanos também concorreram ao edital voltado para o módulo ideação, que tinha o propósito de ofertar capacitação, mentoria e conexão com o mercado local.