Notícias

Campus Rio Branco

Abertas inscrições para cursos de tecnologias disruptivas e robótica maker

publicado: 15/03/2024 11h27, última modificação: 15/03/2024 16h54
Vagas são destinadas para estudantes e professores do Ifac, alunos e docentes de escolas públicas, como também para comunidade em geral
WhatsApp Image 2024-03-14 at 19.24.34.jpeg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) está com inscrições abertas para cursos gratuitos de “Robótica Maker” e “Tecnologias Disruptivas e Inovação”. Ao todo, estão sendo ofertadas 120 vagas. Os interessados têm até o dia 22 de março para se inscrever. 

Acesse aqui o edital para o curso “Tecnologias Disruptivas e Inovação”

Acesse aqui o edital para o curso “Robótica Maker”

Os dois cursos serão ofertados por meio do projeto de iniciação tecnológica “Eu programo robôs”, que é coordenado pelo docente do campus Rio Branco, William Maia. A ação é resultado de convênio com o Centro Internacional de Tecnologia de Software do Amazonas (Cits.Amazonas) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto). 

De acordo com o edital referente ao curso de “Tecnologias Disruptivas e Inovação”, as 80 vagas são destinadas para estudantes de cursos superiores do Ifac e docentes da instituição. Também estão sendo ofertadas vagas para pessoas da comunidade que já tenham o Ensino Médio completo. 

Os candidatos aprovados para o formação em “Tecnologias Disruptivas e Inovação” também vão receber bolsa mensal de R$ 300, durante o período de quatro meses. 

Clique e faça sua inscrição no curso “Tecnologias Disruptivas e Inovação”

Para se inscrever, os candidatos devem preencher o formulário eletrônico (disponível aqui) e encaminhar os documentos abaixo:
- Carteira de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoas Física (CPF) ou Carteira de Habilitação; 
- Formulário de autorização do uso de imagem e voz (disponível aqui); 
- Histórico Escolar com coeficiente de rendimento acadêmico e declaração de matrícula ativa (para estudantes); 
- Termo de autorização de pais ou responsáveis (para candidatos com idade inferior a 18 anos - disponível aqui); 
- Documento de comprovação de vínculo empregatício e autorização da chefia imediata (para professores - disponível aqui
- Comprovante de conclusão do Ensino Médio (para comunidade);

Conforme edital, a seleção para as vagas destinadas aos estudantes do Ifac será realizada com base nas informações presentes no histórico escolar. Já para os docentes do Instituto, a seletiva terá como base a participação em projetos relacionados à área do curso. Para a comunidade externa, a classificação dos candidatos será feita conforme ordem de inscrição. 

De acordo com o edital, o resultado preliminar será publicado no dia 26 de março. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 28 de março.

Para o curso de “Robótica Maker” estão sendo ofertadas 40 vagas para estudantes de cursos técnicos integrados do Ifac e de escolas públicas, como também para professores que atuam no Instituto Federal e na rede pública de Ensino Médio. 

Clique e faça sua inscrição no curso “Robótica Maker”

As inscrições para a capacitação em “Robótica Maker” também seguem até o dia 22 de março e devem ser realizadas de forma online. Para se inscrever, os candidatos devem preencher o formulário eletrônico e anexar os documentos abaixo:
- Carteira de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoas Física (CPF) ou Carteira de Habilitação; 
- Formulário de autorização do uso de imagem e voz (disponível no anexo II do edital);
- Termo de autorização de pais ou responsáveis (para candidatos com idade inferior a 18 anos - disponível no anexo III do edital);
- Histórico Escolar com coeficiente de rendimento acadêmico (emitido por meio do Sigaa nos últimos 30 dias - para estudantes do Ifac)

- Comprovante de matrícula ou declaração de matrícula (para alunos externos);
- Carta de recomendação da direção da escola (para alunos externos - disposnível no anexo IV do edital);   
- Comprovação de vínculo empregatício (para professores); 

A seleção para as vagas destinadas aos estudantes do Ifac será realizada com base nas informações presentes no histórico escolar. Já para os docentes do Instituto, a seletiva terá como base a participação em projetos relacionados à área do curso e atuação em cursos técnicos integrados. Para a comunidade externa, a classificação dos candidatos será feita conforme ordem de inscrição.

De acordo com o edital, o resultado preliminar será publicado no dia 26 de março. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 28 de março.

Saiba mais informações sobre os cursos em: https://web.ifac.edu.br/incubac/eu-programo-robos/