Campus Tarauacá

Campus Tarauacá distribui sabão para famílias atingidas pela alagação

publicado: 13/03/2024 17h31, última modificação: 13/03/2024 18h38
Ao todo, 166 garrafas com cinco litros do produto de limpeza foram distribuídas para alunos, terceirizados e servidores afetados durante a cheia
sabao-liquido-cta (1).jpeg

Servidores produziram sabão líquido durante a suspensão das aulas no Ifac

Com o transbordamento dos rios do Acre entre os meses de fevereiro e março, milhares de pessoas foram afetadas em 19 cidades do estado. Em Tarauacá, 85% da cidade ficou alagada, atingindo mais de 23 mil pessoas. Quando o nível do rio baixa e as pessoas voltam às suas casas, encontram um grande acúmulo de lama devido aos sedimentos carregados pela água. A limpeza e desinfecção dos ambientes, utensílios, móveis e outros objetos leva alguns dias e demanda grande quantidade de produtos de limpeza.

Pensando nisso, um grupo de servidores do Ifac Campus Tarauacá se mobilizou, ainda no auge da alagação, para produzir sabão líquido para distribuir para servidores, alunos e funcionários terceirizados atingidos.

No total, 830 litros de sabão foram produzidos utilizando receita simples mas eficiente com óleo de cozinha reutilizado, soda cáustica, água, essências (para perfurme) e álcool. O álcool, essências e a soda cáustica foram doados por servidores e o óleo (aproximadamente 40 litros) foi doado pela empresa responsável pelo restaurante do Campus Tarauacá (F. R. Soares Damaceno).

Tudo foi preparado no laboratório de química do Ifac e envasado em recipientes de cinco litros para distribuição. Todos os recipientes foram etiquetados com informações básicas. Ao todo 166 garrafas com sabonete líquido foram distribuídas.

sabao-liquido-cta (2).jpeg

A equipe responsável pela produção do sabão foi formada pelos professores Delma, João Arthur e Luis Gustavo, pelos técnicos Cristóvão, Evandro e Leilaine e também teve a ajuda da aluna Giovanna, do 2° ano do curso técnico Integrado em Floresta. O sabão foi produzido de maneira voluntária durante a paralisação do campus, no período de 26 de fevereiro a 05 de março. O grupo se reuniu, angariou os produtos necessários, produziu e envazou todo o material e, com o retorno das aulas, no dia 06 de março, todo o sabão produzido já havia sido distribuído, com ajuda dos próprios servidores e terceirizados do Ifac.

O diretor geral do Campus Tarauacá, Denis Borges Tomio lembrou que em 2021, o Campus chegou a servir de abrigo quando até os abrigos do município foram atingidos. “Infelizmente, Tarauacá vem sendo afetada, ano após ano, com essas alagações. Este ano, apesar da água não ter subido tanto quanto em 2021, a alagação durou muito tempo, acumulando muita lama e sujeira na cidade. Por isso, a limpeza é um processo demorado mas muito importante, principalmente para a manutenção da saúde da população.”

O gestor completa afirmando que “É muito importante, principalmente num momento tão difícil quanto nessas alagações, a união dos servidores e a solidariedade com aqueles diretamente afetados. Ficamos felizes porque, mais uma vez, o Ifac consegue ajudar nossa comunidade a superar as dificuldades, mesmo que de maneira singela perto de todo o transtorno gerado pela alagação.”

sabao-liquido-cta (3).jpeg

Além do produto de limpeza, o Ifac, por meio da Diretoria de Assistência Estudantil, garantiu a concessão de auxílio emergencial no valor de R$ 600,00 para 123 alunos do Campus Tarauacá.

Com fotos e informações enviadas pelo Ifac Campus Tarauacá

registrado em: