Ifac certifica mulheres privadas de liberdade em curso de artesanato

publicado: 27/03/2024 14h30, última modificação: 27/03/2024 14h33
A ação é resultado do termo de cooperação entre o Ifac, o Tribunal de Justiça do Acre e o Instituto de Administração Penitenciária
imagens_materias_capa (50).png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou, nesta terça-feira (26.03), a entrega dos certificados do curso de extensão “Clube do Fuxico” para mulheres que se encontram privadas de liberdade na Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco.

A atividade, que contou com a participação das novas artesãs, é resultado do termo de cooperação técnica entre o Ifac, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

Ministrado pela coordenadora de Arte, Cultura e Cidadania do Ifac, Mariete Buriti, o curso capacitou 17 mulheres. As aulas, que foram realizadas entre os meses de julho e dezembro de 2023, aconteceram semanalmente na Unidade Penitenciária. No local, as jovens aprenderam o processo de inserir linhas nas agulhas, a desenhar moldes, cortar os tecidos coloridos e como costurar cada pétala da flor de retalho.

WhatsApp Image 2024-03-26 at 11.49.46.jpeg

Com essa técnica artesanal, que compreende na confecção de pequenas flores de retalho, é possível criar bolsas, colchas, tapetes, colares, broches, almofadas, além de outros itens de utilidade doméstica e pessoal. Como resultado do curso, as jovens construíram uma colcha de fuxico.

Ainda durante o evento, foi anunciada a formação de novas turmas. A ideia é que as alunas já formadas possam atuar como monitoras das próximas cursistas. “A nossa expectativa é de que mais mulheres sejam atendidas com o curso. Para isso, iremos trabalhar em um novo termo de cooperação técnica entre o TJAC e o Iapen. Com a arte do fuxico elas também poderão pensar na possibilidade de ter um negócio”, destacou Mariete Buriti.

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, participou da certificação e destacou a oportunidade que uma nova formação pode trazer para o dia a dia. “É pela educação que vamos tendo novas possibilidades, obtendo novos conhecimentos. O curso de artesanato em fuxico, além de ser mais uma aprendizado, também poderá servir como oportunidade. Que a parceria entre o Ifac, o TJAC e o Iapen siga de forma contínua e para a oferta de novas formações”.

WhatsApp Image 2024-03-26 at 11.49.47 (1).jpeg    WhatsApp Image 2024-03-26 at 11.49.49.jpeg

Para a diretora da Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco, Dalvani de Azevedo, o curso de extensão em artesanato também serviu como um momento de diálogo e compreensão entre as mulheres privadas de liberdade. “Somente quem vivencia o sistema prisional compreende o passar dos dias aqui. O curso de artesanato em fuxico foi mais do que um novo aprendizado. Foi também um momento de compreensão, de vontade de aprender novas coisas para serem multiplicadoras desse trabalho”.

A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, ressaltou a importância da qualificação. “Que vocês possam fazer bom uso dessa capacitação e a aproveitem ao longo dos dias”.

WhatsApp Image 2024-03-26 at 11.49.48.jpeg

Já a juíza Andreia Brito, que é coordenadora do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Acre (GMF), reforçou como a capacitação irá auxiliar as mulheres nos espaços de ressocialização. “O foco não é apenas a segurança, na privação de liberdade. Precisamos devolver para a sociedade pessoas transformadas e com conhecimento, capacitação e profissionalização”.

A certificação ainda contou com a participação de policiais penais da Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco, de servidoras do Tribunal de Justiça do Acre, além do diretor-executivo do Iapen, Leonardo Salomão, e da secretária do GMF, Débora Nogueira.