Mais de 800 estudantes do Ifac vão receber o “Pé-de-Meia”

publicado: 27/03/2024 12h48, última modificação: 01/04/2024 12h14
Os valores serão repassados aos estudantes conforme calendário divulgado pelo Ministério da Educação
imagens_materias_capa (49).png

Mais de 800 estudantes do Instituto Federal do Acre vão receber os valores mensais do programa nacional “Pé-de-Meia”. Conforme calendário divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), as parcelas começaram a ser pagas, em depósitos bancários junto à Caixa Econômica Federal, nesta terça-feira (26.03).

Clique aqui e confira a lista atualizada de estudantes contemplados pelo “Pé-de-Meia”

O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, com objetivo de ampliar a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. A ideia ainda é que seja possível reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, além de promover mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social.

A ação prevê o pagamento mensal de R$ 200, que podem ser sacados em qualquer momento, mais depósitos de R$ 1.000 ao final de cada ano concluído, que o estudante só pode retirar da poupança após se formar no ensino médio. Se somados, os valores repassados a cada estudante podem chegar a R$ 9.200, ao final do 3º ano do ensino médio.

De acordo com a Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil, setor responsável pelo acompanhamento do programa Pé-de-Meia junto ao Ifac, serão atendidos inicialmente: 249 discentes do campus Cruzeiro do Sul, 116 alunos e alunas do campus Rio Branco, 30 estudantes do campus Baixada do Sol, além de 108 jovens do campus Sena Madureira, 190 adolescentes do campus Tarauacá e 115 do campus Xapuri.

Dúvidas sobre o pagamento e demais informações sobre o “Pé-de-Meia” devem ser encaminhadas pelo aplicativo “Jornada do Estudante”. No app, é possível encontrar os canais de atendimento referente ao programa do Governo Federal, além do status de pagamento do recurso.

O programa “Pé-de-Meia” é destinado para estudantes de 14 a 24 anos, de baixa renda, matriculados em instituições de ensino das redes públicas, pertencentes a famílias que estejam inscritas no Programa Bolsa Família. Também são contemplados alunos e alunas com idade entre 19 e 24 anos, de baixa renda, matriculados na educação de jovens e adultos (EJA) e que integrem o Bolsa Família.

Saiba mais informações sobre o “Pé-de-Meia”: https://www.gov.br/mec/pt-br/pe-de-meia.

Confira abaixo o cronograma de pagamento da 1ª parcela, previsto pelo MEC:

26 de março: nascidos em janeiro e fevereiro
27 de março: nascidos em março e abril