Notícias
CAMPUS RIO BRANCO
Alunos do campus Rio Branco recebem certificados e medalhas por participação em Olimpíada
A Direção Geral e o Departamento dos Cursos Técnicos do campus Rio Branco participaram da entrega de certificados e medalhas da 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A), realizada nos meses de novembro e dezembro de 2024. A cerimônia contou com a presença do diretor geral do campus, professor Cleilton Sampaio, e da diretora do Departamento de Cursos Técnicos Integrados, Weysla Paula.
A 4ª edição da ONHB-A é um projeto desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), como uma versão online da tradicional Olimpíada de História. Nessa modalidade, além de alunos e professores, a comunidade em geral também pode participar nas categorias individual, em grupo, escola pública e escola particular.
Desde a primeira edição, em 2021, o campus Rio Branco tem participado com equipes, utilizando a competição como preparação para a ONHB voltada exclusivamente para escolas, que ocorrerá nos meses de maio e junho de 2025. A atividade é coordenada pelos professores de História Flávia Simoura, Alcilene, João Cabral e Uthant Benício.
Na versão online da ONHB-A, não há etapa final presencial em Campinas/SP; no entanto, os participantes recebem medalhas e certificados virtuais. No campus Rio Branco, a entrega simbólica foi realizada no auditório, no dia 27 de fevereiro deste ano.
Na 4ª edição da ONHB-A, o Acre contou com 38 equipes inscritas, sendo 13 delas do campus Rio Branco, todas finalistas da competição. O objetivo da Olimpíada é ampliar o acesso ao conhecimento sobre a História do Brasil, tanto para estudantes quanto para o público geral, não necessariamente vinculado ao ambiente escolar.
Evento é uma experiencia transformadora - A professora Flávia Simoura, coordenadora do projeto no campus, destacou a importância do evento. “Coordenar esse projeto tem sido muito gratificante. Sinto que contribuo positivamente para a vida de todos os alunos que participam. Os debates e reflexões que realizamos são, sem dúvida, experiências transformadoras para nossos estudantes”, afirmou.
A estudante Ísis Fontenele Teles, da equipe Vitória-Régia, compartilhou sua satisfação em participar da ONHB-A. “Foi uma experiência maravilhosa participar novamente da Olimpíada e conquistar a medalha de ouro na ONHB-A. Agradeço muito à minha equipe pela união e empenho, e à professora Flávia por sua disponibilidade e sabedoria. A ONHB sempre proporciona conhecimento, debates enriquecedores e ótimas memórias. Fico feliz por concluir meu ensino médio com chave de ouro”.
A aluna Ana Letícia Jácome Santos, da equipe The Golden Trio, também relatou sua experiência. “Quando entrei no Ifac, não imaginava que me identificaria tanto com um evento como a Olimpíada. Ela nos traz questões desafiadoras e nos proporciona momentos de pesquisa e leitura sobre a História do Brasil, o que enriquece muito nosso conhecimento. Estar entre as equipes finalistas é uma experiência emocionante e gratificante, que recompensa todo o tempo dedicado aos debates e às pesquisas”.
Já Juliana Biquer Teixeira Gomes, da equipe Cabeças Nulas, ressaltou o espírito de equipe. “Nossa equipe sempre trabalhou de forma conjunta, respondendo às questões e cumprindo as tarefas com o apoio e orientação dos nossos professores de História. Ficamos imensamente felizes por chegar à final da 4ª ONHB-A e conquistar a medalha de cristal foi a realização de um sonho”.
A egressa do campus Rio Branco e aluna da Ufac, Vitória Renata Nunes Barros, da equipe O.M.M.A., também destaca que participar da olimpíada é como voltar para casa. “Para mim, participar da ONHB-A é sempre como voltar para casa, e nesta edição senti isso mais do que nunca. Mesmo tendo muitas atividades para conciliar, entre trabalho, faculdade e outras atividades extracurriculares, demos o nosso máximo como grupo para alcançar bons resultados, participando das reuniões e sendo muito bem recebidos pela professora Flávia. Reunimo-nos para resolver os desafios juntos e, felizmente, conseguimos conquistar a medalha de ouro”.
(Com informações e foto da coordenação do Projeto ONHB-A)