Notícias
CAMPUS RIO BRANCO
Ifac reinaugura Laboratório IFMaker no campus Rio Branco e amplia oportunidades de inovação
No último dia 23 de abril, o Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou a cerimônia de reinauguração do Laboratório IFMaker no campus Rio Branco. O espaço, que passou por ampla modernização e ampliação, reafirma seu papel estratégico no fomento à inovação, tecnologia e formação de estudantes e da comunidade acreana.

Inaugurado em 2021, o IFMaker do campus Rio Branco surgiu a partir de uma proposta submetida ao edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) em 2020, com apoio da gestão do campus. Desde então, o laboratório tem atuado como um ambiente de estímulo à criatividade, fabricação digital e iniciação tecnológica.
Segundo o coordenador do IFMaker, professor William Maia, o espaço já atendeu, diretamente, mais de 5 mil pessoas entre estudantes do Ifac e alunos da rede pública de ensino do Estado. "Tivemos projetos de grande alcance, como o Eu Programo Robôs, em que capacitamos mais de 500 estudantes em cursos de robótica básica, firmando parcerias com escolas de Rio Branco e do interior do Acre", destacou. Outra ação desenvolvida no laboratório foi outra versão do "Eu Programo Robôs", agora em parceria com o CITES Amazonas, que viabilizou cursos de tecnologia disruptiva e inovação, beneficiando mais de 200 estudantes.

Novos investimentos - A recente reforma do laboratório foi possível graças a novos investimentos captados em projetos como o Trilha Jovem Empreendedor e o Eu Programo Robôs, ambos apoiados por leis de incentivo à tecnologia e empreendedorismo. Com recursos superiores a R$ 1,5 milhão, o espaço recebeu novos equipamentos, incluindo impressoras 3D de ponta, óculos de realidade virtual, mobiliário especializado e melhorias estruturais que modernizaram o ambiente de aprendizagem.
"Esse investimento representa uma renovação do compromisso institucional com a formação tecnológica e a inovação. Agora, com uma estrutura mais moderna, esperamos impactar ainda mais alunos, inclusive com a oferta de cursos semipresenciais em parceria com a Educação a Distância (EaD) do Ifac", afirmou o professor William.

Para o segundo semestre de 2025, a expectativa é atender mais de mil pessoas, entre capacitações, oficinas e projetos de extensão. Além disso, dependendo dos convênios firmados, o laboratório também viabilizará bolsas de auxílio para estudantes participantes dos cursos e projetos.
Com a reinauguração do IFMaker, o Ifac reafirma sua missão de impulsionar a inovação e a tecnologia no Acre, mostrando que, com investimento e dedicação, é possível transformar ideias em grandes oportunidades para a comunidade acadêmica e para toda a sociedade.