Notícias

Campus Tarauacá

Laboratório Itinerante leva experiências nas áreas de Química e Biologia para escolas de Tarauacá

publicado: 22/04/2025 12h40, última modificação: 22/04/2025 13h28
Projeto de extensão atendeu mais de 160 estudantes do 8º e 9º do ensino fundamental; as atividades contribuíram para que os adolescentes ampliassem o acesso ao universo científico
imagens_materias_capa - 2025-04-22T103717.216.png

O projeto de extensão “Transformando Aprendizado: Laboratório Itinerante nas Escolas Públicas de Tarauacá” tem levado mais conhecimento e aproximado adolescentes de escolas públicas estaduais ao universo científico. Por meio da produção de sabão líquido, preparação de lâminas para visualização em microscópios e testes de germinação de sementes, o Instituto Federal do Acre (Ifac) tem expandido o processo de ensino aprendizagem para outras instituições escolares.

Realizado por servidores do campus Tarauacá, o projeto já atingiu mais de 160 estudantes das escolas estaduais Tupanir Gaudêncio da Costa, Rosaura Mourão da Rocha, 15 de Junho e Francisco Napoleão de Araujo, dos 8º e 9º ano do ensino fundamental. Coordenada pela técnica de laboratório Pollyana Nascimento, a ação conta ainda com a participação dos técnicos Luvilan Santos e Taline Souza, do docente João Arthur Tikler Sousa e da estudante Ana Cristina Nunes Araújo, que atua como bolsista.

WhatsApp Image 2025-03-28 at 11.56.47.jpeg  WhatsApp Image 2025-03-28 at 11.56.43 (1).jpeg  WhatsApp Image 2025-03-28 at 11.56.46 (1).jpeg

“Para as escolas rurais 15 de Junho e Francisco Napoleão de Araujo levamos in loco nossos três laboratórios: de Química, de Biologia e de Sementes e Propagação de Plantas. E cada laboratório ficou responsável pelo desenvolvimento de uma atividade: produção de sabão líquido, visualização de células de cebola e da mucosa bucal através de microscópio, e realização de testes de germinação de sementes. Para as escolas Tupanir Gaudêncio da Costa e Rosaura Mourão da Rocha, a dinâmica foi um pouco diferente e também contamos com apoio da Prefeitura para transporte dos estudantes, já que os alunos vieram até o campus Tarauacá. Aqui, além de participarem das experiências nos três laboratórios, ainda puderam conhecer as demais estruturas da nossa unidade”, explica o professor João Arthur Tikler Sousa.

WhatsApp Image 2025-03-28 at 11.56.49.jpeg

Além da vivência prática com conhecimentos científicos diversos, o projeto Laboratório Itinerante tem contribuído, inclusive, para o ingresso de novos alunos na unidade do Ifac que está localizada na regional Tarauacá-Envira. Esse é o caso, dos estudantes Fábio da Costa Paiva e Fernanda Pessoa Nobre, que ingressaram na instituição em 2025, após participarem do projeto no ano passado.

“Vim da escola Tupanir Gaudêncio da Costa. Com o projeto, conheci os laboratórios e toda a estrutura do Ifac. Foi então que decidi estudar aqui, a partir do 1º ano do ensino médio”, conta Fábio Paiva, que está realizando o curso técnico integrado em Agricultura.

WhatsApp Image 2025-03-28 at 11.56.48 (1).jpeg

Fernanda Nobre, que também está cursando o 1º ano do ensino médio no campus Tarauacá, é ex-aluna da Rosaura Mourão da Rocha. “Foi uma experiência nova e gostei muito de participar do projeto. Foram muitas apresentações com os laboratórios de Química e com as sementes. Adorei fazer parte e conhecer o campus. Foi o que despertou meu interesse em estudar no Ifac”.

Para 2025, a ideia é que o projeto Laboratório Itinerante atenda outras escolas da região. “Nosso objetivo é fazer com que cada vez mais pessoas tenham contato com os diversos tipos de laboratórios, incluindo ainda os professores dessas unidades de ensino”, destaca João Arthur Tikler Sousa.

(Fotos: João Arthur Sousa/Campus Tarauacá)