Notícias
EXTENSÃO
Programa Presídios Leitores realiza roda de leitura em unidade feminina de Cruzeiro do Sul
O Programa Presídios Leitores realizou mais uma roda de leitura, desta vez no município de Cruzeiro do Sul. A atividade foi realizada na manhã do dia 3 de abril, quando a equipe do programa esteve presente na Unidade Penitenciária Feminina Guimarães Lima.
A ação teve como base a leitura do conto “Um apólogo”, de Machado de Assis, e contou com a participação de 14 mulheres. A vice-coordenadora do programa e professora do Ifac, Maria Ana Morais Lima, destaca que a atividade proporcionou uma reflexão sobre arrogância e humilhação. “Frente a uma intrigante caixa de costura, objetos como a agulha, a linha e o alfinete serviram de mote para uma profícua reflexão a respeito da arrogância e da humilhação”, afirmou.
O Programa Presídios Leitores incentiva e fomenta a leitura como instrumento de ressocialização da comunidade carcerária. Seu objetivo é fazer com que cada reeducando leia um livro por mês e produza um resumo, que é avaliado pelo quadro de revisores do programa. A atividade pode conceder o benefício da remição de quatro dias da pena da sentença.
O Instituto Federal do Acre (Ifac) é parceiro do programa, que é realizado pelo Grupo de Investigação de Leitura e Vida (GIL), da Universidade Federal do Acre (Ufac), Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. A parceria institucional possibilita que servidores do Ifac participem do programa integrando o banco de avaliadores, juntamente com bibliotecários e auxiliares de biblioteca que prestam assessoria voluntária, além de disponibilizar pontos de coleta para a campanha de doação de livros e apoio logístico às ações do programa.
A professora Maria Ana Lima destaca, também, a importante parceria com o Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (Iapen), sem a qual não seria possível realizar o programa. “A parceria com o Iapen tem sido uma ferramenta fundamental para a continuidade da formação humana no ambiente prisional. A liberdade passa pela leitura”, afirma.
(Com informações e foto do Programa Presídios Leitores)