Notícias
Projeto de extensão desenvolvido no Ifac é referência no ensino da Matemática

O projeto de extensão “Brincando com os Números”, vinculado ao Edital nº 003/2014-PROEX/IFAC e realizado no campus Rio Branco, no período de março a dezembro de 2016, ainda hoje tem seus resultados e metodologias utilizados como referência no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Acre (Ifac).
Orientado pelo docente Paulo José dos Santos Pereira e contando com a participação da bolsista Thamiris Farias, então licencianda do curso de Ciências Biológicas da instituição, o projeto ganha novos desdobramentos com o lançamento, no dia 25 de março, de um novo e-book, cuja publicação está prevista para dezembro deste ano.
A obra tem como objetivo apresentar uma trajetória histórica da formação de professores de Matemática no Brasil, com ênfase nas licenciaturas desenvolvidas na região Norte, especialmente nos estados do Acre, Rondônia e Amazonas. O e-book será publicado pelo Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Acre (GHEMAT-Acre), em articulação com pesquisadores de diversas instituições.
Aplicação do projeto nas escolas públicas - O projeto foi aplicado em escolas públicas de Ensino Fundamental II em Rio Branco, com destaque para as unidades Padre Carlos Casavecchia, Djalma Teles Galdino e Pedro Martinello, atendendo estudantes do 6º ao 9º ano com dificuldades em conteúdos matemáticos.
Na avaliação do orientador, professor Paulo José, a atuação da bolsista foi essencial, apoiando o planejamento e a aplicação de atividades lúdicas baseadas em jogos matemáticos, que contribuíram significativamente para o engajamento dos alunos e a melhoria no processo de aprendizagem.
Durante o período de execução, cerca de 300 alunos foram atendidos nas escolas públicas. “A iniciativa possibilitou o fortalecimento da relação entre o Ifac e a comunidade escolar, além de oferecer aos licenciandos e bolsistas uma vivência prática essencial à formação docente. O projeto destacou-se como uma ação de extensão com impacto direto na melhoria da aprendizagem em Matemática no ensino básico”, afirma o docente.
O projeto foi muito bem acolhido pelos estudantes e pelas equipes pedagógicas das escolas envolvidas. “O caráter lúdico das atividades contribuiu para a motivação dos alunos, promovendo uma nova forma de compreender a Matemática no cotidiano escolar”.
Continuidade no curso de Licenciatura em Matemática - Os resultados e metodologias do projeto continuam sendo referência em disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática do Ifac. “Na disciplina Prática de Ensino III: Matemática e suas Relações, por exemplo, os estudantes confeccionaram jogos inspirados no projeto. Em uma ação recente, em parceria com a professora Emanuele Costa, do curso técnico integrado, promovemos a interação entre os licenciandos e os alunos do integrado, buscando aproximar a formação inicial de professores das vivências escolares reais”.
Segundo o docente, ações como essas, desenvolvidas no âmbito da licenciatura, são fundamentais para fortalecer a formação de professores, especialmente ao fomentar práticas pedagógicas inovadoras e conectadas com a realidade das escolas. “Elas estimulam uma forma diferente de ver e conceber o ensino da Matemática - mais prática, contextualizada e significativa - contribuindo diretamente para a formação de docentes comprometidos com a aprendizagem dos estudantes e com a transformação do ensino”.
Novo e-book do GHEMAT-Acre – O docente explica que um dos destaques do e-book a ser lançado em dezembro será o resgate da história do curso de Licenciatura em Matemática do campus Rio Branco, desde sua criação até os dias atuais, por meio de registros, documentos, experiências formativas e depoimentos de docentes e discentes que contribuíram para sua consolidação no contexto amazônico.
“A obra também dará visibilidade às trajetórias acadêmicas e profissionais dos egressos do curso, evidenciando os impactos da formação recebida no Ifac em suas práticas pedagógicas e na atuação nas redes de ensino. O projeto reúne pesquisadores da Unifesp, UFJ, Unir, Ufam e Ifac, fortalecendo os vínculos entre instituições da região Norte e de outras partes do país, e contribuindo para a valorização da memória da educação matemática na Amazônia”, enfatiza o docente.
O evento de lançamento do e-book, de forma online, contou com a participação da pró-reitora de Ensino, Paola Alvarez, e do diretor-geral do Campus Rio Branco, professor Cleilton Sampaio, além de docentes, estudantes e colaboradores envolvidos na iniciativa. “Essa ação reafirma o compromisso do Ifac com a produção de conhecimento, a preservação da memória institucional e o fortalecimento da formação de professores na região Norte”, conclui o professor Paulo José.
(Com informações e fotos do prof. Paulo José dos Santos Pereira)