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Campus Tarauacá

Aula prática de Economia Cultural reúne acadêmicos no Teatro Potyguara em Tarauacá

publicado: 28/08/2025 11h39, última modificação: 28/08/2025 11h40
Aula no Teatro José Potyguara aproxima teoria e prática ao mostrar como a cultura movimenta a economia local e fortalece a formação interdisciplinar dos acadêmicos
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Os acadêmicos do 6º período do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio do Instituto Federal do Acre (Ifac), campus Tarauacá participaram, no último dia 8 de agosto, de uma aula prática de Economia Cultural no Teatro Municipal José Potyguara. O espaço, um dos mais antigos do Acre, completou 93 anos em janeiro de 2025.

A atividade foi conduzida pelo professor Tayson Ribeiro Teles, docente de Economia e Gestão de Finanças e Comércio. Neste semestre, ele ministra a disciplina de Macroeconomia, em que os alunos estudam, entre outros temas, a intervenção do estado na economia.

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Segundo o professor, a Economia Cultural é um campo que analisa a produção e o consumo de bens e serviços artísticos, como espetáculos, peças teatrais, musicais, festivais e exposições. “Estudamos desde os aspectos práticos de produção, como logística e custos, até o papel do financiamento público e privado, a geração de empregos e os impactos sociais”, explicou. Ele destacou ainda a importância das leis de incentivo, como a Lei Rouanet, Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo, na promoção da cultura.

Experiência prática - No Teatro José Potyguara, os estudantes assistiram ao show de MPB do cantor tarauacaense Enderson Galdino, realizado com financiamento da Lei Aldir Blanc, em parceria com a Fundação Elias Mansour (FEM) e a Secretaria Municipal de Cultura. A atividade teve caráter interdisciplinar, aproximando teoria e prática.

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Durante a atividade, os 19 acadêmicos foram divididos em sete grupos, cada um responsável por analisar um aspecto do evento. O primeiro entrevistou o cantor Enderson Galdino, buscando compreender desde a elaboração e aprovação do projeto cultural até os custos do show e a relevância do incentivo público. O segundo grupo conversou com a secretária municipal de Cultura, Maria Ionara Gomes Machado, sobre o papel da prefeitura nos editais, critérios de seleção, prestação de contas e a visão da gestão sobre políticas culturais.

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Já o terceiro investigou os bastidores da produção, levantando informações sobre logística, estrutura, contratação de serviços, pagamentos e ornamentação. O quarto grupo entrevistou o diretor de Cultura da Prefeitura, Fran Amauacas, para entender como foi feita a divulgação, os canais utilizados, possíveis custos e o uso das redes sociais. O quinto ficou responsável por registrar detalhes do Teatro José Potyguara, como capacidade, acessibilidade, segurança, sinalização, banheiros, sonorização, iluminação e fluxo do público.

O sexto conversou com comerciantes e ambulantes próximos ao teatro para avaliar o impacto dos shows nas vendas e possíveis estratégias para ampliar o consumo. Por fim, o sétimo grupo entrevistou expectadores, investigando suas motivações para comparecer, os gastos envolvidos, a percepção sobre o financiamento público da cultura, a disposição a pagar ingressos e a visão sobre os impactos econômicos do evento em Tarauacá.

Além disso, cada aluno elaborou um texto sobre o conceito e a importância da Economia Cultural, bem como uma análise das principais leis de incentivo à cultura.

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Reflexões e impactos - Para o professor Tayson, a experiência foi enriquecedora. “Alguns alunos nunca tinham entrado no Teatro José Potyguara. Foi uma oportunidade de vivenciar a cultura sob a ótica econômica e compreender como o estado intervém no setor por meio de incentivos”, ressaltou.

A estudante Vera Saraiva avaliou o show como um momento de valorização da arte local. “É através de projetos financiados pelo governo que artistas da terra compartilham suas histórias e a comunidade se reúne para celebrar a cultura”, destacou.

O acadêmico Luiz Lacerda, por sua vez, observou os impactos econômicos além do espetáculo. “Eventos como esse movimentam diferentes setores do comércio e reforçam a importância de alinhar as necessidades do público às oportunidades locais”, afirmou.

A atividade prática reforçou a visão interdisciplinar da formação em Gestão do Agronegócio, mostrando que a gestão também se aplica à organização de eventos culturais e ao fortalecimento da economia criativa em municípios como Tarauacá.

(Com informações e fotos do docente Tayson Ribeiro Teles)