Notícias
EXTENSÃO
Cerimônia do Mulheres Mil celebra conquistas e emociona participantes no Ifac
Na tarde desta quarta-feira (27.08), no auditório da Reitoria do Instituto Federal do Acre (Ifac), ocorreu a certificação do Programa Mulheres Mil, ofertado através da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e realizado sob responsabilidade da coordenação adjunta do campus Rio Branco.
A cerimônia reuniu 190 concluintes dos cursos de Cuidadora de Idosos e Cuidadora Infantil, ministrados em diferentes escolas de Rio Branco, cedidas em parceria pela Secretaria de Estado de Educação, e foi uma ocasião de reconhecimento público ante à força e resiliência dessas mulheres.
Com 10 disciplinas abrangendo diversas áreas de conhecimento, os cursos foram ofertados em três locais da capital: Escola João Paulo II, no bairro Sobral; Colégio Militar Estadual Tiradentes, no bairro Calafate; e no próprio Ifac, campus Rio Branco, no Conjunto Xavier Maia.
Acesse aqui as fotos do evento
Conquistas - A cerimônia de entrega de certificados foi a celebração de conquistas com sensibilidade diante das histórias de vida, marcadas pelo compromisso institucional da emancipação social das mulheres acreanas.
O evento contou com a presença de autoridades e parceiros, entre eles o reitor do Ifac, Fábio Storch de Oliveira; a representante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Sandra Amorim; a pró-reitora substituta de Extensão, Alana Chocorosqui; e o diretor-geral do Campus Rio Branco, Cleilton Sampaio.
Além da cerimônia protocolar, o encontro contou com relatos de vida e o impacto real das políticas públicas no cotidiano de mulheres acreanas. “O certificado é a prova viva de que somos e podemos realizar nossos sonhos. Sou mãe, produtora rural, percorria diariamente 48 km para conseguir me fazer presente nas aulas”, relatou, emocionada, Ana Beatriz Gonçalves Ramos, cuidadora de idosos formada pelo programa.
Na mesma linha, a recém-certificada cuidadora infantil Luana Pereira, pedagoga de formação, destacou o peso simbólico do curso para mulheres em situação de vulnerabilidade. “Nós resistimos acima de tudo. Nossas histórias se cruzam em lutas e dores, e esse curso é uma libertação na vida de muitas de nós”, afirmou.
Emancipação e renda - Ao se dirigir às concluintes, o reitor Fábio Storch enfatizou que o Ifac “está trilhando o caminho certo: o caminho da educação”, e fez questão de destacar que a instituição não se limita a oferecer cursos, mas busca abrir portas para a emancipação feminina. Em um gesto simbólico, convidou ao palco mulheres que já receberam propostas de emprego após a conclusão da formação, dentre elas Leuriana, Manuela, Cleia e Raimunda, todas já contratadas formalmente para atuarem em suas respectivas áreas.
Em seu discurso, o reitor destacou ainda o compromisso do Ifac com a formação cidadã e com a qualidade da educação, lembrando que a missão institucional vai além da sala de aula. “Essas mulheres carregam agora um certificado e novas possibilidades de vida. É isso que nos emociona e nos move: aproximar a educação da realidade e transformar histórias”, disse.
Parceria com a vice-governadora e SEASDH - As turmas certificadas na solenidade são resultado do termo de cooperação técnica firmado entre o Instituto Federal do Acre, o gabinete da vice-governadora Mailza Assis e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Assistência Social (SEASDH), da qual a vice-governadora também é titular.
As concluintes também receberam peças de vestuário do programa promovido pela SEASDH, Guarda-Roupa Social, uma política pública que garante acesso a roupas adequadas como forma de promoção da dignidade e inclusão social.
A representante da SEASDH, Sandra Amorim, reforçou a relevância do Mulheres Mil, lembrando que os cursos criam oportunidades no mercado de trabalho e confirmam políticas públicas voltadas a crianças, adolescentes e idosos.
(Fotos: Luciano Cezário/DSCOM)

