Notícias
Extensão
Delegação do Ifac embarca para o JIF Norte 2025 no Amapá
Com quase 70 integrantes, entre atletas, técnicos e servidores, a delegação do Instituto Federal do Acre (Ifac) embarcou, na noite desta quarta-feira (20.08), rumo ao Amapá. Na Capital do Meio do Mundo, o Ifac participará da etapa Norte dos Jogos dos Institutos Federais (JIF Norte 2025).
Desde sua primeira participação na fase regional, está é a maior delegação de atletas já enviada pelo Ifac para o JIF Norte. Representando os seis campi da instituição, os estudantes estreiam na competição na manhã do dia 25 de agosto. Ao todo, os atletas acreanos vão disputar nove modalidades esportivas.

Na última quarta-feira, após mais de 12h na estrada, os discentes chegaram em Rio Branco, onde embarcaram para o Amapá. A recepção dos jovens atletas contou com a presença do reitor do Ifac, Fábio Storch, da pró-reitora de Extensão, Luana Melo, do diretor sistêmico de Assistência Estudantil, Edu Gomes, e demais servidores. Antes do voo, o clima era de descontração e grandes expectativas para os próximos dias.
Para o reitor do Ifac, o envio da maior delegação em seu primeiro ano de gestão representa um marco para a instituição e o compromisso com a formação integral dos estudantes.
“Para nós, esse momento, é um motivo de alegria. Em nosso primeiro ano de gestão, estamos conseguindo enviar a maior delegação de estudantes para a etapa regional do JIF, sem prejudicar quaisquer outras ações estudantis, como bolsas e a participação de alunos nas olimpíadas do conhecimento, por exemplo. Acreditamos no poder transformador do esporte. Estamos na torcida para que nossos estudantes representem bem o Ifac, todos os nossos campi e o Acre”, destacou o reitor.

A pró-reitora de Extensão, Luana Melo, reforçou o resultado de um trabalho coletivo que ultrapassa o campo esportivo. “Esse momento é resultado de muito esforço. Desde maio estamos atuando para que esse momento chegasse. É um avanço não só no esporte, mas também no ensino, nas oportunidades de transformação e no contato dos estudantes com pessoas de todo o Brasil. É um marco para a instituição, e agora seguimos confiantes para a etapa nacional”.
Docente de Educação Física do campus Tarauacá, Fábio Paiva, que pela terceira vez chefia a delegação do Ifac, ressaltou que, apesar dos desafios, há uma grande possibilidade de avanço para a próxima etapa, coroando o trabalho realizado nos últimos três anos. "Pela primeira vez, estamos levando equipes de várias modalidades, com destaque para o futsal e handebol feminino. Temos grandes possibilidades de avançar para a fase nacional e espero que esse ano possamos retornar para o Acre com um maior número de vitórias”.

Entre as atletas está a estreante Marjory Souza Aragão. Discente do campus de Tarauacá, ela vai representa o Ifac junto com o time de handebol. “Espero que a equipe consiga se destacar e mostrar todo o empenho desenvolvido ao longo dos últimos dois anos”, destacou.

João Gabriel Freitas de Oliveira, que é aluno do campus Sena Madureira e integra o atual time campeão do JIF Norte no futsal, ressaltou a importância da experiência e reforçou que a meta agora é repetir o título. “Estou muito feliz e orgulho pelo trabalho que realizamos até aqui, representando o Acre e a nossa instituição, quando trouxemos o ouro do JIF Norte 2023. Esse ano, a expectativa é trazer o ouro mais uma vez para o Ifac”.
Os Jogos dos Institutos Federais - Etapa Norte acontecem de 25 a 29 de agosto, em Macapá (AP). Ao todo, mais de 700 estudantes de IFs da região Norte estarão reunidos no Amapá, disputando 11 modalidades esportivas. A etapa regional funciona como seletiva para participação dos discentes da Rede Federal na fase nacional dos JIFs.
(Texto e fotos: Caru Rabelo - estagiária de Jornalismo do Ifac)