Notícias
CAMPUS RIO BRANCO
Estudantes e docente do Ifac participam de eventos de Educação Matemática
Estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Acre (Ifac) participaram, em 2025, juntamente com o docente Paulo José dos Santos Pereira, de eventos científicos da área: o XXIII Seminário Temático Internacional do GHEMAT-Brasil, realizado de 23 a 25 de abril na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e o XV Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática, de 28 de julho a 1º de agosto, em Manaus (AM).
No Seminário do GHEMAT-Brasil, os acadêmicos Joicyana Feitosa da Rocha e José Maria Freitas Valente Neto apresentaram trabalhos de iniciação científica vinculados ao Ifac. O encontro reuniu pesquisadores brasileiros e convidados internacionais, fortalecendo o diálogo acadêmico e a troca de experiências. As produções foram aprovadas após avaliação no Seminário e por revisores ad hoc, resultando em publicação nos anais do evento.
Trabalhos publicados no XXIII Seminário Temático Internacional do GHEMAT-Brasil:
Uma Análise do Movimento da Matemática como Componente Curricular a partir de 1930: Saberes mobilizados na Disciplina História da Matemática - Autores: Joicyana Feitosa da Rocha e Paulo José dos Santos Pereira - Acesso neste link: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/448;
A Matemática do Ensino articulada à disciplina de Tendências Metodológicas do Ensino de Matemática (2017-2024) – Autores: José Maria Freitas Valente Neto e Paulo José dos Santos Pereira - Acesso neste link: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/447;
Elementos do Saber Profissional no IFAC: análise da Matriz Curricular no Campus Rio Branco (2017-2024) - Autor: Paulo José dos Santos Pereira - Acesso neste link: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/435.

A participação integra as ações contínuas do professor Paulo José dos Santos Pereira no incentivo à pesquisa e à iniciação científica desde seu ingresso no Ifac, fortalecendo a presença institucional em redes de pesquisa nacionais e internacionais, assim como as ações do Grupo de Pesquisa História da Educação Matemática do Acre (GHEMAT-AC), vinculado à Associação Nacional do GHEMAT-Brasil.
Já no XV ENEM, os estudantes acompanharam a apresentação de pesquisas e participaram de debates sobre ensino, extensão e divulgação científica, com foco especial nas Feiras de Matemática como ferramenta de democratização do conhecimento.
Para o estudante José Maria, participar do Seminário foi gratificante. “Com essa experiência tive a oportunidade de ouvir pesquisadores europeus e incorporar esses aprendizados à nossa formação”. Já Joicyana destacou que a participação foi muito importante. “A experiência traz uma nova visão sobre a formação de professores de Matemática e é fundamental para meu desenvolvimento acadêmico e profissional”.

O docente Paulo José dos Santos Pereira disse que o seminário teve grande importância. "Destaco o mérito da organização em trazer pesquisadores renomados internacionalmente para atividades nas quais nossos licenciandos podem ouvi-los e dialogar é de grande valia para a formação docente. Também ressalto o excelente trabalho do professor Wagner Valente na condução do evento, parabenizando-o por reunir pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e do exterior, proporcionando aos participantes uma experiência científica rica e transformadora. Eventos como esse fortalecem a troca de saberes e ampliam as possibilidades formativas para todos os envolvidos".
As participações foram viabilizadas com apoio institucional da Reitoria, da Diretoria de Assistência Estudantil (Dsaes), da Diretoria de Gestão de Pessoas (Disgp) e da gestão do campus Rio Branco, reforçando o compromisso do Ifac em promover experiências formativas que ampliem a vivência acadêmica e a integração dos estudantes em redes de pesquisa nacionais e internacionais.
(Com informações e fotos do docente Paulo José dos Santos Pereira)
*Matéria atualizada às 15h41, do dia 16/08/2025, por inserção de novas imagens e informações adicionais ao texto e título