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Mestrandos do Ifac participam de eventos internacionais na área de inovação e sustentabilidade

publicado: 26/08/2025 12h58, última modificação: 26/08/2025 12h58
Eventos aconteceram em Brasília, durante os dias 11 e 14 de agosto; docentes do Instituto Federal do Acre também participaram das atividades
Grupo de Trabalho da Disciplina de Metodologia da Pesquisa, em que compõe é composto por docentes do Ifac_.jpg

Mestrandos do Instituto Federal do Acre (Ifac), do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (ProfNIT), marcaram presença no XV ProspeCT&I e IX Congresso Internacional do ProfNIT. Junto com docentes do Ifac e demais pesquisadores, gestores públicos e especialistas de todo o país, se reuniram para discutir o papel estratégico da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia para construção de uma economia circular mais inovadora e sustentável.

Artur Ramos de Almeida da Silva, que iniciou o mestrado no Ifac em 2025, ressaltou como foi sua primeira participação em eventos acadêmicos na área de tecnologia e inovação. “Essa foi a minha primeira vez participando do ProspeCT&I e foi uma experiência única e muito especial”.

Durante o evento, Artur Ramos teve a oportunidade de apresentar um artigo sobre a implementação de um modelo modular da LGPD para os Institutos Federais. “Participar dos dois eventos me fez perceber que estou no caminho certo e que cada passo, cada aprendizado, e até cada desafio, fazem parte de algo maior. Foi emocionante ver tantas ideias sendo apresentadas e sentir que faço parte desse movimento de inovação e transformação”.

Grupo Geral de docentes e mestrandos participantes.jpg Apresentação do mestrando Artur.jpg

Coordenadora do ProfNIT no Ifac, Renata Gomes de Abreu destacou a importância de ter o Ifac integrando as atividades do XV ProspeCT&I e IX Congresso Internacional do ProfNIT.  

“O evento superou as minhas expectativas. A rede ProfNIT é grande e comprometida com a expansão e qualidade do programa. Foi um momento oportuno para compreender melhor sua dinâmica, aprimorar, de forma coletiva o formato dos componentes curriculares durante as oficinas pedagógicas. Foi um movimento oportuno para aproximação com pesquisadores das demais regiões do país, bem como verificar diferentes formas de produção intelectual e transferência de tecnologia para inovação nas mais diversas áreas do conhecimento. Além da apresentação de trabalhos dos alunos do nosso programa, conhecemos e trouxemos em nossa “bagagem” algumas experiências que também podem ser promissoras em nossa região”, ressaltou Renata Abreu.