Notícias

EXTENSÃO

Programa Mulheres Mil realiza aula inaugural do curso de MEI em Cruzeiro do Sul

publicado: 28/08/2025 17h26, última modificação: 28/08/2025 17h55
Acolhida reuniu 30 alunas e marcou o início das aulas no Centro de Referência em Inovação para Educação (Crie), parceiro do Ifac na iniciativa
Aula inaugural_CZS_MM (1).JPG

O Programa Mulheres Mil, do Instituto Federal do Acre (Ifac), desenvolvido através da Pró-reitoria de Extensão (Proex), deu início na quarta-feira (20.08) ao curso de Microempreendedor Individual (MEI) em Cruzeiro do Sul. A aula inaugural reuniu 30 alunas e marcou o momento de acolhida, apresentação do programa e integração entre as participantes.

De acordo com a coordenadora adjunta do programa no campus Cruzeiro do Sul, Suélen Ferreira Teles de Holanda, a abertura foi voltada para explicar o papel do Ifac e de seus parceiros, além de promover um bate-papo sobre a importância da autoestima no processo de formação. “Esse é um ponto essencial para que elas possam se fortalecer e aproveitar ao máximo o curso de Microempreendedor Individual”, destacou.

A aula inaugural contou com a presença da coordenadora adjunta pedagógica do Programa Mulheres Mil na Reitoria, Mariete Buriti de Souza, que esteve em Cruzeiro do Sul para conduzir o “Mapa da Vida”, uma atividade de escuta, acolhimento e construção de projetos de vida das mulheres participantes do programa. e reunir com a coordenaçãoo adjunta local. Também esteve presente a orientadora acadêmica local, Maiane do Monte Souza.

Aula inaugural_CZS_MM (8).JPG Aula inaugural_CZS_MM (7).JPG

Ainda durante a aula inaugural, teve início a primeira disciplina Microempreendedor Individual, Empreendedorismo e Inovação, ministrada pelo professor Jaquisson Vasconcelos Maciel. O momento também contou com um lanche compartilhado, organizado para promover maior integração entre as alunas. “Queremos que elas se sintam acolhidas e mais próximas umas das outras”, explicou Suélen Teles.

Aula inaugural_CZS_MM (2).JPG Aula inaugural_CZS_MM (4).JPG

Parceria com o Crie - A iniciativa conta com o apoio do Centro de Referência em Inovação para Educação (Crie), ligado à Secretaria de Estado de Educação (SEE), que cedeu espaço para a realização das aulas. Para a coordenadora adjunta, a parceria com a coordenadora do Crie, Randélia Bernardino, é fundamental. “Ela tem uma conduta muito humanizada, conhece o programa e abraçou a causa, o que possibilitou a realização das atividades em uma área central da cidade”, ressaltou Suélen Teles.

Aula inaugural_CZS_MM (6).JPG

A coordenadora-geral Randélia Bernardino destacou a importância da parceria com o Ifac na realização das aulas. Segundo ela, a iniciativa fortalece as ações já desenvolvidas pelo centro junto à comunidade, como oficinas, cursos e palestras, ampliando o alcance do trabalho social. “Para mim, é um prazer muito grande receber a equipe do Ifac no Crie. Nosso trabalho já é voltado para a comunidade, e essa parceria só veio somar, fortalecendo ainda mais nossas ações”, afirmou.

Randélia Bernardino acrescentou que receber a equipe do Ifac é motivo de satisfação e que a parceria veio para somar esforços. “Quando fui procurada para ceder os espaços para o Programa Mulheres Mil, não pensei duas vezes em aceitar. Sei que essa iniciativa amplia nosso alcance e traz mais benefícios para os alunos e para a comunidade como um todo”, completou.

Apoio familiar - A aluna Maria Martiane Castro Silva, que tem dois filhos, destaca o apoio que recebe do marido, Manoel da Silva. Ela reconhece a dedicação dele, que a acompanha nos dias de aula e aguarda pacientemente na recepção do Crie. “Para mim, esse apoio faz toda a diferença. Ter um companheiro que cuida dos filhos e entende a importância desse momento mostra que não é só um esposo, mas um amigo que valoriza a família e acredita no meu crescimento”, afirmou.

Manoel reforça a importância de estar presente durante as aulas. “Para mim, apoiar minha esposa enquanto ela estuda no Programa Mulheres Mil é muito importante, porque sei que esse aprendizado pode ajudá-la no futuro, quando ela tiver o próprio negócio e crescer como empreendedora. Estar ao lado dela nas decisões é uma forma de caminhar juntos”, disse.

Aula inaugural_CZS_MM (5).JPG

Aprender e empreender - A aluna Maria Ângela Barroso da Silva, que já fez cursos de Vendedor e Assistente Administrativo ofertado pelo programa, destacou a importância do Mulheres Mil. “Os cursos do Programa Mulheres Mil me ajudaram a aprimorar meu trabalho com vendas. Aprendi novas formas de empreender, de atrair clientes e de aumentar meu lucro. Hoje vendo de tudo, e meu sonho é montar uma lojinha. Para mim, esse aprendizado tem sido essencial para crescer profissionalmente”.

Ela acrescentou que o programa deu mais confiança para seguir em frente, acreditar no potencial e enxergar novas oportunidades. “Agora consigo planejar melhor meus passos, organizar minhas ideias e pensar no futuro de forma mais concreta. Sinto que estou evoluindo não só como vendedora, mas também como pessoa”.

Aula inaugural_CZS_MM (3).JPG

Samile Cordeiro de Oliveira, que participa de um curso pela primeira vez, ressaltou que a formação é uma oportunidade para realizar um sonho antigo: ter o próprio negócio. “Esse curso é uma oportunidade para eu realizar um sonho que sempre tive: ter meu próprio negócio. Acredito que, com o aprendizado, vou adquirir técnicas que vão me ajudar a evoluir, conquistar mais independência e alcançar meus objetivos. Para mim, é um passo importante para o futuro e tenho fé que Deus vai me ajudar nessa caminhada”.

Atualmente, Samile Oliveira já trabalha com vendas, mas revende produtos para outras pessoas. “Com o curso, espero ganhar conhecimento para aplicar no meu próprio empreendimento. Quero transformar a experiência que tenho agora em uma base sólida para crescer, abrir minha pequena empresa e, finalmente, viver do que sempre sonhei”, completou.

registrado em: