Notícias
EXTENSÃO
Programa Mulheres Mil realiza aula inaugural do curso de MEI em Cruzeiro do Sul
O Programa Mulheres Mil, do Instituto Federal do Acre (Ifac), desenvolvido através da Pró-reitoria de Extensão (Proex), deu início na quarta-feira (20.08) ao curso de Microempreendedor Individual (MEI) em Cruzeiro do Sul. A aula inaugural reuniu 30 alunas e marcou o momento de acolhida, apresentação do programa e integração entre as participantes.
De acordo com a coordenadora adjunta do programa no campus Cruzeiro do Sul, Suélen Ferreira Teles de Holanda, a abertura foi voltada para explicar o papel do Ifac e de seus parceiros, além de promover um bate-papo sobre a importância da autoestima no processo de formação. “Esse é um ponto essencial para que elas possam se fortalecer e aproveitar ao máximo o curso de Microempreendedor Individual”, destacou.
A aula inaugural contou com a presença da coordenadora adjunta pedagógica do Programa Mulheres Mil na Reitoria, Mariete Buriti de Souza, que esteve em Cruzeiro do Sul para conduzir o “Mapa da Vida”, uma atividade de escuta, acolhimento e construção de projetos de vida das mulheres participantes do programa. e reunir com a coordenaçãoo adjunta local. Também esteve presente a orientadora acadêmica local, Maiane do Monte Souza.

Ainda durante a aula inaugural, teve início a primeira disciplina Microempreendedor Individual, Empreendedorismo e Inovação, ministrada pelo professor Jaquisson Vasconcelos Maciel. O momento também contou com um lanche compartilhado, organizado para promover maior integração entre as alunas. “Queremos que elas se sintam acolhidas e mais próximas umas das outras”, explicou Suélen Teles.

Parceria com o Crie - A iniciativa conta com o apoio do Centro de Referência em Inovação para Educação (Crie), ligado à Secretaria de Estado de Educação (SEE), que cedeu espaço para a realização das aulas. Para a coordenadora adjunta, a parceria com a coordenadora do Crie, Randélia Bernardino, é fundamental. “Ela tem uma conduta muito humanizada, conhece o programa e abraçou a causa, o que possibilitou a realização das atividades em uma área central da cidade”, ressaltou Suélen Teles.

A coordenadora-geral Randélia Bernardino destacou a importância da parceria com o Ifac na realização das aulas. Segundo ela, a iniciativa fortalece as ações já desenvolvidas pelo centro junto à comunidade, como oficinas, cursos e palestras, ampliando o alcance do trabalho social. “Para mim, é um prazer muito grande receber a equipe do Ifac no Crie. Nosso trabalho já é voltado para a comunidade, e essa parceria só veio somar, fortalecendo ainda mais nossas ações”, afirmou.
Randélia Bernardino acrescentou que receber a equipe do Ifac é motivo de satisfação e que a parceria veio para somar esforços. “Quando fui procurada para ceder os espaços para o Programa Mulheres Mil, não pensei duas vezes em aceitar. Sei que essa iniciativa amplia nosso alcance e traz mais benefícios para os alunos e para a comunidade como um todo”, completou.
Apoio familiar - A aluna Maria Martiane Castro Silva, que tem dois filhos, destaca o apoio que recebe do marido, Manoel da Silva. Ela reconhece a dedicação dele, que a acompanha nos dias de aula e aguarda pacientemente na recepção do Crie. “Para mim, esse apoio faz toda a diferença. Ter um companheiro que cuida dos filhos e entende a importância desse momento mostra que não é só um esposo, mas um amigo que valoriza a família e acredita no meu crescimento”, afirmou.
Manoel reforça a importância de estar presente durante as aulas. “Para mim, apoiar minha esposa enquanto ela estuda no Programa Mulheres Mil é muito importante, porque sei que esse aprendizado pode ajudá-la no futuro, quando ela tiver o próprio negócio e crescer como empreendedora. Estar ao lado dela nas decisões é uma forma de caminhar juntos”, disse.

Aprender e empreender - A aluna Maria Ângela Barroso da Silva, que já fez cursos de Vendedor e Assistente Administrativo ofertado pelo programa, destacou a importância do Mulheres Mil. “Os cursos do Programa Mulheres Mil me ajudaram a aprimorar meu trabalho com vendas. Aprendi novas formas de empreender, de atrair clientes e de aumentar meu lucro. Hoje vendo de tudo, e meu sonho é montar uma lojinha. Para mim, esse aprendizado tem sido essencial para crescer profissionalmente”.
Ela acrescentou que o programa deu mais confiança para seguir em frente, acreditar no potencial e enxergar novas oportunidades. “Agora consigo planejar melhor meus passos, organizar minhas ideias e pensar no futuro de forma mais concreta. Sinto que estou evoluindo não só como vendedora, mas também como pessoa”.

Samile Cordeiro de Oliveira, que participa de um curso pela primeira vez, ressaltou que a formação é uma oportunidade para realizar um sonho antigo: ter o próprio negócio. “Esse curso é uma oportunidade para eu realizar um sonho que sempre tive: ter meu próprio negócio. Acredito que, com o aprendizado, vou adquirir técnicas que vão me ajudar a evoluir, conquistar mais independência e alcançar meus objetivos. Para mim, é um passo importante para o futuro e tenho fé que Deus vai me ajudar nessa caminhada”.
Atualmente, Samile Oliveira já trabalha com vendas, mas revende produtos para outras pessoas. “Com o curso, espero ganhar conhecimento para aplicar no meu próprio empreendimento. Quero transformar a experiência que tenho agora em uma base sólida para crescer, abrir minha pequena empresa e, finalmente, viver do que sempre sonhei”, completou.